24/06/2024 às 14:09
Unidades localizadas na Asa Sul e no Gama Leste ficarão abertos todos os dias, de domingo a domingo, enquanto durar o alerta de baixas temperaturas; atendimento ocorre das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h
Por Mayara da Paz, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger
Em uma semana, os dois abrigos abertos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para acolher a população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas na capital já receberam 587 pessoas.
Na unidade da Asa Sul, inaugurada em 17 de junho, foram 563 atendimentos até a noite de domingo (23). No espaço do Gama Leste foram 24 atendimentos desde que foi aberto, em 20 de junho.
As iniciativas para acolher a população de rua fazem parte da campanha Ação contra o Frio. Nos locais, as pessoas recebem jantar e café da manhã, colchão, travesseiro, cobertor e kits de higiene e agasalhos. Parte desse material vem da campanha Agasalho Solidário – iniciativa da Chefia-Executiva de Políticas Sociais idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.
O espaço da Asa Sul fica no Centro Integrado de Educação Física (Cief) da 907 Sul. Já o do Gama fica no Centro de Convivência (Cecon) do Gama Leste. A escolha inicial pelo Plano Piloto se deu pela demanda observada em anos anteriores. Novos locais podem ser abertos conforme a necessidade e seguirão à disposição enquanto o frio perdurar.
A população em situação de rua será atendida das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h. Os dois abrigos ficam abertos todos os dias, de domingo a domingo, enquanto durar o alerta de baixas temperaturas, que devem continuar nos próximos dias.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de termômetros em baixa para esta semana, com mínimas oscilando entre 12º C e 14º C. A máxima não deve passar de 27° C.