Capacitar os gestores escolares para atuarem de maneira inovadora e estratégica, esse foi o principal objetivo do Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares (PDGE), que foi concluído na última semana.
Tido como um marco na formação de diretores escolares em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Instituto Unibanco realizaram a live de encerramento do programa.
Com duração de 11 meses, o programa teve como objetivo contribuir para a formação desses gestores, integrando teoria e prática e focando no cotidiano das escolas. O PDGE capacitou diretores para atuarem de maneira inovadora e estratégica, promovendo a articulação de ações em rede, que visam resultados efetivos na educação pública.
Durante a live, diretores de escolas estaduais apresentaram práticas de referência relacionadas à Visão Sistêmica, Comunicação Não-violenta, Negociação, Gestão de Pessoas e Gestão Financeira.
O evento também contou com uma palestra do professor Haroldo Rocha, coordenador-geral do Movimento Profissão Docente, que falou sobre “o papel da liderança escolar na melhoria da aprendizagem de todos os estudantes”.
A subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Ribeiro, participou do encerramento e ressaltou a importância de uma gestão colaborativa. “É uma gestão que precisa ser participativa e compartilhada, de forma muito eficiente e conjunta, para que a gente faça a diferença. Primeiro temos que entender onde queremos chegar, fazer um planejamento da gestão que a gente quer exercer, para depois traçarmos cada passo para termos uma gestão de qualidade, uma escola de qualidade”, afirma.
O curso teve carga horária total de 114 horas para as cem escolas que enfrentam os maiores desafios gerenciais, e 96 horas para as demais unidades de ensino. A live de encerramento está disponível neste link.
Habilidades desenvolvidas
Durante o curso, cerca de 3,4 mil gestores participantes desenvolveram habilidades essenciais para uma gestão eficaz por meio de metodologias ativas que incluíam aulas teóricas e práticas. Os temas abordados incluíram gestão pública, liderança, política pedagógica e monitoramento de processos escolares, com destaque para a “Mochila de Ferramentas”, que auxiliou aqueles com diagnósticos desafiadores em suas escolas.
Os diretores aprimoraram habilidades importantes, como o pensamento estratégico em relação ao impacto de suas ações na política educacional, conhecimento sobre as ferramentas necessárias para a gestão escolar, desenvolvimento de competências gerenciais e de liderança, além de promover uma maior integração entre gestores e Superintendências Regionais de Ensino (SRE). Além disso, o curso incentivou o uso eficaz de plataformas de Educação a Distância.
Sobre o PDGE
O PDGE 2023-2024 representa um avanço significativo na capacitação dos diretores escolares de Minas Gerais, promovendo uma gestão mais eficiente e inovadora nas escolas. Com a formação contínua e o compartilhamento de boas práticas, o programa se estabelece como um modelo a ser seguido em outras iniciativas de formação no setor educacional.