Agência Minas Gerais | Saúde em Rede: seminário destaca experiências positivas na prestação de serviços nos municípios  


O segundo dia do I Seminário de Boas Práticas do Projeto Saúde em Rede, realizado na última quinta e sexta-feira (27 e 28/6), contou com a apresentação de mais experiências exitosas de integração entre a atenção primária e atenção especializada à saúde desenvolvidas pelos municípios participantes.

“Com esse evento, tivemos a oportunidade de conhecer diversas boas práticas desenvolvidas pelos municípios e esperamos que isso seja um incentivo para que outras cidades possam conquistar essas melhorias que impactam positiva e diretamente no atendimento à população”, pontuou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Fábio Baccheretti.

O Saúde em Rede objetiva incentivar a construção de estratégias para organização das redes de atenção e cuidado integral dos pacientes. Ao longo de dois dias de seminário, que marcou o encerramento das atividades de implantação do projeto, representantes de 851 municípios compartilharam as experiências e evidências sobre processos de trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto, além das estratégias para a manutenção das boas práticas.

Saiba mais sobre o primeiro dia do Seminário de Boas Práticas do Projeto Saúde em Rede.

Destaques

Para a classificação dos trabalhos e premiação simbólica, foi feita votação popular por meio de um formulário dividido entre as categorias “relato de experiência” e “exposição cultural” e também a avaliação de especialistas e outros avaliadores externos.

No segundo dia de encontro, o primeiro lugar na categoria Relato de experiência foi para o projeto da boneca Sandrinha, desenvolvido pela enfermeira Jéssica Martins, de Pouso Alegre. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o autocuidado e a autonomia das crianças e adolescentes diabéticos.

“A boneca Sandrinha é uma ferramenta valiosa que contribui para humanizar o atendimento e facilitar a compreensão das crianças sobre o cuidado com a diabetes. Por meio dessa abordagem lúdica, buscamos não só orientar as crianças sobre o uso de insulina, mas também fortalecer a parceria entre a equipe de saúde e os pacientes mais jovens”, explica a enfermeira.

Já o primeiro colocado na categoria Exposição cultural foi o município de Leandro Ferreira, com o vídeo paródia “Reconstrução da Rede, uma Conquista da Terceira Onda”.

A enfermeira Elisa Santos explica que a paródia resume o que é o projeto e o vídeo apresenta imagens que ilustram o que aconteceu durante toda a sua implantação.

“Ganhar esse prêmio representa o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos na Atenção Primária do nosso município”, comemorou.

 



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui