A Airbus, uma das principais empresas de fabricação de aeronaves do mundo, revelou seus planos de desenvolver aviões mais sustentáveis.
Por Rogério Cirino
Segundo o site oficial da empresa, uma das características dessas novas aeronaves será o uso de janelas maiores e um teto transparente.
Com o objetivo de reduzir a pegada de carbono, a empresa planeja investir em processos e ferramentas digitais, como a tecnologia de impressão 3D, estruturas biônicas e uma filosofia de design circular.
Essas inovações permitirão a construção de aeronaves mais leves, utilizando tecidos de base biológica e polímeros reciclados. A Airbus divulgou um vídeo ilustrando como seria a cabine desses novos aviões.
O projeto está dividido em diferentes etapas. Até 2025, a empresa pretende fornecer informações transparentes sobre o impacto ambiental das peças e operações, além de oferecer opções com emissão reduzida de dióxido de carbono. Até 2030, a Airbus planeja introduzir novas soluções e materiais no interior da cabine, também com baixo impacto de carbono. Outra meta é reduzir o desperdício de produtos da cabine durante a produção e minimizar o descarte em aterros ao final do ciclo de uso.
A última etapa, a partir de 2035, é a integração das cabines em aeronaves movidas a hidrogênio. Os materiais das cabines serão totalmente reciclados, reutilizados ou reaproveitados, seguindo uma política de desperdício zero e evitando aterros sanitários e incineração de materiais, exceto quando exigido por regulamentação.