Alerta da Saúde em Goiás: Obesidade e Hipertensão em Alta

Secretaria da Saúde de Goiás alerta para dados alarmantes sobre obesidade e hipertensão no estado

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) apresentou os resultados do primeiro Inquérito de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizado entre janeiro e abril de 2022 com mais de 5 mil adultos. O estudo revelou que 22,6% dos entrevistados em Goiás já foram diagnosticados com hipertensão, 13,1% são fumantes e 57,3% estão acima do peso.
Os dados do inquérito Vigitel são preocupantes para o secretário da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, que chamou a atenção para o aumento da obesidade no estado. Ele afirmou que o sedentarismo e o consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia impactaram no ganho de peso, que é a base das inflamações que geram doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. O secretário também alertou sobre o aumento do tabagismo.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, afirmou que o levantamento é essencial para subsidiar políticas públicas e identificar riscos que contribuem para o aumento de mortes evitáveis. Com os números, é possível personalizar as ações, atendendo a necessidade de cada localidade.
A gerente de Vigilância Epidemiológica de Agravos Não Transmissíveis e Promoção à Saúde, Magna Maria Carvalho, destacou que alguns números chamaram a atenção para toda a gestão. Ela mencionou a prevalência do uso do cigarro eletrônico entre a população jovem e o fato de que 10% dos entrevistados afirmaram pegar o volante após o consumo de bebida alcoólica.
Para Vencio, é preciso mudar a mentalidade da população para buscar a prevenção, evitando doenças crônicas não transmissíveis. Ele ressaltou que é possível prevenir 60% dos casos de diabetes se a pessoa reduzir o consumo de 500 calorias por dia e fizer atividades físicas três vezes por semana.
website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui