Alexandre, O Grande era gay? Como série da Netflix aborda a sexualidade do maior líder militar da história

Busto de Alexandre, O Grande (à esqu.) e cena da série documental (à esqu.) - Mark Cartwright e Divulgação/Netflix

Nova série documental da Netflix explora a vida de Alexandre, o Grande, e discute suas relações íntimas

A série documental “Alexandre, o nascimento de um deus” na Netflix, que já se encontra entre as mais assistidas no Brasil, mergulha na vida do lendário líder militar Alexandre, o Grande, abordando sua trajetória histórica e, especialmente, aspectos de sua intimidade.

Com entrevistas de especialistas e reconstituições realistas, a produção destaca o desejo de Alexandre em conquistar o mundo. Uma questão em foco é a sua sexualidade, tema frequentemente discutido por pesquisadores ao longo dos anos.

Durante o caminho para o sucesso, a série destaca a presença significativa de Ptolomeu, um fiel companheiro de Alexandre, sendo sugerido por estudiosos que ele poderia ter sido o grande amor do líder militar.

Fuxico:

A noite deste sábado (21) teve um gosto de nostalgia para quem foi ao Teatro Nacional Claudio Santoro prestigiar o primeiro dia de programação aberta ao público. O espaço cultural…

A Globo já começou a fechar o elenco de famosos para o BBB 2025, que estreará no dia 13 de janeiro. Na próxima edição, eles, assim como os integrantes da…

Source link

O Jornal Nacional revelou todos os patrocinadores confirmados para as transmissões do futebol nacional de 2025 na Globo, somando os jogos do Brasileirão e Copa do Brasil. Globo alcança valor bilionário…

Os centros interescolares de línguas (CILs) do Distrito Federal terão inscrições para o 1º semestre de 2025 no período de 4 a 10 de janeiro, exclusivamente pelo site oficial da…

Fim de ano é época de descanso e diversão. Muitas pessoas aproveitam o período para ir a festas ou para viajar. Mas é importante ficar alerta para garantir que tudo…

Inaugurada em setembro deste ano, a fábrica de artefatos de concreto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vai muito além da produção de materiais para estruturas públicas….

Após mais de três décadas de espera, sete ruas de São Sebastião receberam asfalto pela primeira vez neste ano. As obras foram possíveis graças à regularização das áreas e executadas…

Globo, Record, SBT e Band estão interessadas em alcançar bom faturamento e audiência, cada uma no seu quadrado, em relação ao eventos esportivos confirmados em 2025. A maioria vai apostar…

A obra de restauração do Teatro Nacional Claudio Santoro era aguardada há muitos anos. Antes mesmo da interdição do complexo cultural em 2014, devido ao descumprimento das normas de segurança,…


 

O professor Lloyd Llewellyn-Jones, da Universidade de Cardiff, destaca a falta de termos específicos na época de Alexandre para definir relações entre pessoas do mesmo sexo. Na sociedade grega, caracterizada por relações entre pessoas do mesmo sexo, não havia conceitos modernos como homossexualidade ou ser gay. As relações eram simplesmente vistas como relações sexuais, sem distinção de sexo.

“A sociedade grega não tinha uma palavra para homossexualidade ou para ser gay. Simplesmente não estava em seu vocabulário. Havia apenas ser sexual”, explica Llewellyn-Jones na série documental.

Além de Ptolomeu, Alexandre também teve uma relação com Heféstio Amíntoro, destacada como possivelmente seu maior amor por especialistas na série.

A produção explora ainda o contexto cultural e religioso da Grécia antiga, onde as relações entre pessoas do mesmo sexo eram comuns, influenciadas pela crença de que os deuses também mantinham relações diversas, sem distinção de sexo.

Dra. Salima Ikram, da Universidade Americana do Cairo, destaca o papel importante de Ptolomeu na vida de Alexandre, auxiliando-o em um momento de confusão e transição quando assumiu o trono.

A série promete lançar luz sobre a vida íntima e os relacionamentos de Alexandre, o Grande, oferecendo uma perspectiva histórica e cultural sobre a sexualidade em um contexto antigo.

Variedades:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui