Um dia de muita alegria, música, dança, crianças brincando e uma ceia caprichada no melhor estilo natalino. Assim foi a confraternização nesta segunda-feira (16) no Restaurante Comunitário do Paranoá, que ofereceu, pelo sexto ano consecutivo, o almoço especial da campanha Nosso Natal. Foram servidas mais de três mil refeições com cardápio típico de festejos natalinos.
A festa foi completa, com ônibus transformado em Casa de Papai Noel e cantata de Natal. As crianças ganharam presentes, puderam tirar fotos com o “bom velhinho” e se divertir em brinquedos infláveis.
O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, foi um dos mais animados. Ajudou a servir alimentos e até cantou, literalmente. A música escolhida foi Estrada da Vida. Depois, agradeceu a participação das pessoas e desejou feliz Natal a todos. “Boas festas em nome do governador Ibaneis Rocha e da Semob-DF, e parabéns aos funcionários do Restaurante Comunitário do Paranoá por essa linda festa”, disse.
O secretário de Agricultura do DF, Rafael Borges Bueno, também se animou bastante e até dançou com uma convidada. Ele destacou a importância do evento que é realizado em 17 restaurantes comunitários do DF, sob comando do governador Ibaneis Rocha e da vice Celina Leão. “Muito importante para trazer dignidade às famílias mais carentes do DF, em especial aquelas que se alimentam nos restaurantes comunitários”, afirmou.
O delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, Lucio Valente, também serviu alimentos durante o evento. “Foi uma grande alegria servir à população de forma tão próxima, reforçando nosso compromisso não apenas com a segurança pública, mas também com ações que promovam a união e o bem-estar social”, afirmou. Segundo ele, o almoço de Natal proporcionou a oportunidade de fortalecer os laços com a comunidade e reafirmar o papel da PCDF de estar ao lado dos cidadãos em todos os momentos.
O evento natalino contou também com as presenças do administrador do Paranoá, Wellington Cardoso de Santana; do secretário-executivo da Semob, Alex Carreiro; e de subsecretários da Semob e da Seagri, além de policiais civis e servidores do GDF.
Ceia especial
A ceia especial de Natal foi preparada pela equipe do restaurante comunitário do Paranoá, sob comando do chef Hugo Mendes Alves e gerência da nutricionista Clenilma Borges. Foram servidos pratos recheados de pernil assado ao molho Califórnia ou coxa e sobrecoxa ao molho de ervas, acompanhados de arroz branco e feijão carioca, salada tropical e suco de abacaxi com hortelã.
Em dias normais, o Restaurante Comunitário oferece arroz com feijão, uma proteína e salada. A sobremesa de hoje também foi diferente, bombons, em vez dos docinhos e frutas que são servidos todos os dias. A quantidade de refeições aumentou 50%. Geralmente são servidas de 1.800 a 2.000 porções, subindo para cerca de 3.000 pratos na ceia natalina. Na maioria, os frequentadores dos restaurantes comunitários são pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.
“Dou nota dez”, disse Maria Solange Mendonça, 52 anos, moradora em situação de rua, que gostou muito da refeição especial deste ano. “Não posso reclamar das refeições do Restaurante Comunitário”, afirmou.
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)