Alunos assumem plenário da Câmara Legislativa e apresentam leis

Jovens do Colégio Marista João Paulo II foram recebidos na Casa por iniciativa da deputada Paula Belmonte, em parceria com a Escola Legislativa da CLDF, a Elegis

O plenário da Câmara Legislativa foi ocupado, nesta quinta-feira, 26/09, por estudantes do 8º ano do Colégio Marista João Paulo II, que se tornaram deputados por um dia e apresentaram projetos de lei com foco em questões ambientais, buscando combater o desgaste ambiental do DF de diferentes maneiras. O colégio entrou em contato com a Deputada Paula Belmonte (Cidadania), que ficou encantada com a proposta e foi autora da iniciativa na casa. A deputada acompanhou toda a sessão, participou das votações simbólicas e fez falas no púlpito. Paula elogiou o projeto do colégio, Jovem Cidadão, que definiu como uma ferramenta importante para a educação política e construção de uma consciência cidadã dos alunos.

“É importante dizer aos jovens que, além do teor do projeto, e eu vi muita consciência em todos os grupos que estiveram aqui, vocês demonstraram uma verdadeira autoconfiança e isso, independente da profissão em que vocês escolham seguir, é muito importante. O desenvolvimento da oratória, da argumentação, que foram sustentadas com muita propriedade. E isso é importantíssimo que o colégio esteja desenvolvendo, além dessa consciência de integração com a Câmara Legislativa, que é a casa do povo”, destacou a deputada.

Educação política

A atividade faz parte do projeto Jovem Cidadão, um projeto pedagógico planejado desde o início do ano letivo, com o tema “Os grandes problemas ambientais no Brasil e no mundo”, no qual os estudantes podem vivenciar a rotina do parlamento e entender melhor como funciona o processo de aprovação das leis que impactam a vida de todos os brasilienses. Ao todo, participaram quatro turmas de 8º ano, cerca de 135 alunos que, em grupos, apresentaram mais de 20 projetos de lei, que foram defendidos pelos alunos/autores, votados e, consequentemente, aprovados ou arquivados.

Por sugestão de Paula Belmonte, os projetos sugeridos de forma simbólica pelos alunos serão encaminhados ao seu gabinete para avaliação da equipe do Legislativo e, talvez, alguns deles possam se tornar realmente projetos de lei. Por se tratar de um tema de competência federal, que não permite à Câmara Legislativa do Distrito Federal legislar diretamente sobre o assunto, Paula também se colocou à disposição para encaminhar as sugestões a parlamentares da Câmara dos Deputados, para colaborar com a apresentação de novos projetos ou a inclusão de propostas em iniciativas já existentes.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui