Alunos dos Centros Olímpicos mergulham no mundo do tênis no Brasília Champions


Aos 14 anos, Marcos Paulo Cardoso contou ser “muito chegado aos esportes desde mais novo”. “Sempre quis fazer tudo na escola. Handball, basquete, futebol… O que o professor pedia eu estava fazendo. E sempre vejo um esporte novo para fazer.” Nesta quinta-feira (26), o jovem encontrou o tênis. Ele foi um dos estudantes dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) a visitarem o complexo do Brasília Champions 2024, nos arredores da Arena BRB Mané Garrincha.

Em dois dias, 160 alunos dos COPs de Santa Maria, Sobradinho, São Sebastião e Estrutural passaram pelo local. “A prática de esportes é o caminho para uma vida saudável e que abre inúmeras portas, seja por meio da disciplina que se leva para a vida seja pelas oportunidades profissionais ligadas a área que vão surgindo. Levar as nossas crianças para ter essa vivência em um evento tão importante como o Brasília Champions, é enriquecedor em todos os sentidos. Muitas nunca tiveram contato com o tênis. Certamente, será uma experiência que ficará marcada positivamente. Quando falamos em investir em esporte, falamos em oportunidade, inclusão e qualidade de vida, que é o principal objetivo da nossa gestão”, apontou a vice-governadora do DF, Celina Leão.

Em dois dias, 160 alunos dos COPs de Santa Maria, Sobradinho, São Sebastião e Estrutural passaram pelo local | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, destacou a oportunidade de as crianças e adolescentes conhecerem a estrutura de um evento profissional e terem contato com atletas de ponta: “O esporte é transformador. Muitas crianças sequer tinham vindo aqui ao Mané Garrincha, sequer tinham vindo aqui ao Plano Piloto para poder fazer uma visita aos espaços esportivos, como Nilson Nelson e o Complexo Cláudio Coutinho. E vir para um lugar como esse, vivenciar isso com profissionais que teremos aqui é muito interessante para a gente, é gratificante”.

Um desses atletas é o gaúcho Marcelo Demoliner, medalha de ouro e de prata no Pan-Americano de Santiago, que já foi 34º no ranking mundial. Além de participar do evento, ele tirou um tempo nesta quinta para bater uma bolinha com os estudantes dos COPs. “O tênis é um esporte muito difícil e quem começa cedo leva vantagem. E aproveitar os ídolos que a gente tem, os jogadores de alto nível que a gente está tendo para trazer um pouquinho dessa experiência para nova geração é o mais importante hoje em dia. Então, eu estou aqui para isso, para trazer um pouquinho da minha experiência para essa garotada e, quem sabe, fazer uma geração ainda mais ganhadora no futuro”, definiu.

Marcos Paulo Cardoso, 14 anos, demonstrou a empolgação em aprender tênis

Cecília Cardoso, 11, irmã de Marcos Paulo, gostou de conhecer o medalhista. Tanto que contou que vai “tentar experimentar” o tênis daqui para a frente. Ela ainda exaltou as atividades no COP de Santa Maria: “Quando me falam que não tem aula eu fico triste, porque gosto muito de lá”. Quem também exaltou o COP foi Miguel Masulli, 7, e sua mãe, Andressa Masulli. O pequeno disse que vai adotar o tênis como diversão, mas que sua paixão mesmo é o karatê. Já a mãe celebrou a ajuda do projeto ao desenvolvimento motor do filho: “Desde que entrou lá, ele evoluiu bastante, junto com as outras terapias que ele faz, mas lá tem uma importância muito grande para a gente”.

Brasília Champions

O Brasília Champions é realizado na capital federal pelo terceiro ano consecutivo. A atual edição começou no último dia 19 e já recebeu, além das vivências com alunos dos COPs, campeonatos infantis e em cadeira de rodas e uma disputa de juniores. Na próxima sexta (27) e sábado (28), haverá o encerramento, com uma exibição internacional com lendas do tênis mundial, como Marcelo Demoliner.

O evento contou com fomento de R$ 4 milhões da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF). “Brasília tem se tornado palco de grandes eventos esportivos. Este ano, nós trouxemos o Jungle Fight, que é o maior evento de MMA da América Latina, trouxemos também o K-1, que é o maior evento de kickboxing do mundo, trouxemos o Mundial de Vôlei de Praia no Parque da Cidade, são diversos eventos”, pontuou o secretário, que ainda acrescentou que, um dos legados do Brasília Champions será a construção de mais uma quadra de tênis em um dos COPs do DF. Atualmente, cinco dos 12 centros — Planaltina, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia e São Sebastião — oferecem a modalidade, com 407 alunos inscritos.



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui