Viajar do Oiapoque ao Chuí de uma vez só é missão para poucos. Nós, brasileiros, temos a possibilidade de conhecer cada cantinho do nosso país aos poucos. Entender o Brasil é também uma experiência de autoconhecimento. Transforma.
Prepare-se para uma imensidão de cores, sabores, sotaques e paraísos.
- 1. Cânion do Itaimbezinho, Cambará do Sul (RS)
Cânion do Itaimbezinho – Cambará do Sul (RS) Com os seus paredões verticais, o Parque Nacional de Aparados da Serra enche os olhos de qualquer visitante. O mais bonito deles é o Cânion do Itaimbezinho, acessível por trilhas estruturadas e bem sinalizadas Veja hotéis em Cambará do Sul no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 2. Ilha do Campeche, Florianópolis (SC)
Florianópolis (SC) Floripa foi carinhosamente apelidada como Ilha da Magia. A mágica está no fato da cidade ser uma capital, e ao mesmo tempo, ter praias incrivelmente preservadas e algumas até selvagens. A Mata Atlântica é cenário constante junto ao mar limpo e areias claras. Na foto: a Ilha do Campeche Veja hotéis em Florianópolis no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 3. Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu (PR)
Foz do Iguaçu (PR) Um dos grandes tesouros do planeta Terra é paranaense. Nomeado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986, o Parque Nacional do Iguaçu permite que seus visitantes tenham uma vista privilegiada do espetáculo que são as Cataratas Veja hotéis em Foz do Iguaçu no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 4. Avenida Paulista, São Paulo (SP)
São Paulo (SP) Os contrastes da maior cidade da América do Sul são feitos de limites tênues entre o histórico e o moderno. Um ano pode não ser o suficiente para entender e conhecer todas as peculiaridades da capital paulista. Mas em um final de semana você encontra o que procura, seja na noite envolvente, na cultura diversificada, na gastronomia rica ou em patrimônios públicos Veja hotéis em São Paulo no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 5. Rio de Janeiro (RJ)
Rio de Janeiro (RJ) Muitas vezes apontada como uma das cidades mais lindas do mundo, a beleza do Rio vai além da sua disposição única das construções do homem em concordância com a natureza. Quem visita o Rio tem o privilégio de curtir belíssimas praias em pleno trecho urbano, a boêmia da noite carioca. Também entra no pacote de charme do destino e a cultura de quem vive na Cidade Maravilhosa Veja hotéis no Rio de Janeiro no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 6. Nascente Azul, Bonito (MS)
Bonito (MS) As águas cristalinas fazem de Bonito o melhor destino para mergulho fluvial no Brasil. Existem opções de passeios mais tranquilos, como as flutuações, e outros mais radicais, como boia-cross e rapel. O que impressiona é a preservação da natureza: alguns lugares parecem recém-descobertos Veja hotéis em Bonito no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 7. Ouro Preto (MG)
Ouro Preto (MG) Das cidades históricas brasileiras, Ouro Preto é uma das poucas consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A arquitetura barroca e as ladeiras em paralelepípedos são marcas típicas da cidade que também ostenta um ar universitário, com repúblicas centenárias e uma programação cultural sempre interessante Veja hotéis em Ouro Preto no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 8. Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros (GO)
Chapada dos Veadeiros (GO) As atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e seus arredores exigem algum preparo físico. O esforço vale a pena onde o contato com a fauna e a flora do cerrado é intenso e o céu estrelado é um dos mais bonitos do Brasil Veja hotéis em Alto Paraíso de Goiás no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 9. Pedra Azul, Domingos Martins (ES)
Domingos Martins (ES) A formação de granito com mais de 1800 metros de altura é a grande atração de Pedra Azul, distrito de Domingos Martins. Cerca de 90% do território da cidade fica acima dos 500 metros. O relevo montanhoso atrai tanto quanto a Pedra Azul, que muda de cor no sol por conta dos líquens que cobrem a sua superfícieVeja hotéis em Domingos Martins no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 10. Morros de granito, Pancas (ES)
Pancas (ES)Com formações de granito menores do que as de Domingos Martins – e mesmo assim, não menos graciosas – Pancas, no Espírito Santo, atrai aventureiros para voos livres e escaladas com suas rochas pontudas de granito, que formam um visual surpreendente e pouco conhecido pelos brasileiros (Reprodução/Reprodução)
- 11. Pantanal (MT)
Pantanal (MT) A região é uma das maiores planícies inundáveis do mundo. As opções de passeios terrestres são tão variadas quanto os aquáticos, que se transformam completamente de acordo com a época do ano, seca ou cheia. Você pode fazer os passeios em propriedades particulares ou conhecer em um barco o Parque Nacional do Pantanal Mato-GrossenseVeja hotéis em Poconé no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 12. Congresso Nacional, Brasília (DF)
Brasília (DF) Diferente de qualquer cidade do Brasil, a capital do Distrito Federal merece ser conhecida pela sua arquitetura e urbanismo únicos. Preste atenção na maneira como a cidade flui e se organiza. Vá além do incrível conjunto de obras de Niemeyer e Lucio Costa e conheça também o Parque da Cidade, maior parque urbano do mundo Veja hotéis em Brasília no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 13. Praia do Espelho, Bahia
Praia do Espelho (BA) Já entrou no ranking do GUIA QUATRO RODAS das praias mais belas do Brasil por vezes consecutivas. A praia reúne todos os elementos que a transformam em um paraíso: águas mornas, tranquilas e limpas, falésias e uma boa estrutura para turistas. É possível fazer um bate-volta partindo de Trancoso ou de Porto Seguro Veja hotéis na Praia do Espelho no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 14. Fervedouro, Jalapão (TO)
Jalapão (TO) Dunas, águas cristalinas e elementos típicos do cerrado fazem do Jalapão um destino singular. Uma certa áurea de mistério ainda faz parte da região. Seus atrativos estão praticamente intocados, pois o número de pessoas que visita essa preciosidade do Tocantins ainda é muito baixo Veja hotéis em Palmas no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 15. Rio Madeira, Porto Velho (RO)
Porto Velho (RO) Às margens do Rio Madeira, a cidade permite que o turista faça um passeio de barco, sem luxo, pelo rio que é protagonista de tantas histórias e tem um pôr do sol privilegiado. Do Rio Madeira você avista a paisagem ribeirinha e a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Não é difícil ver algum boto saltando rente à embarcação Veja hotéis em Porto Velho no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 16. Cânion de Xingó, Canindé do São Francisco (SE)
Canindé de São Francisco (SE) A cidade que faz divisa com Alagoas e beira o Rio São Francisco tem como principal atração os Cânions do São Francisco. Os turistas chegam até os cânions em catamarãs e podem nadar e navegar em canoas sobre as águas esverdeadas entre os imensos paredões. A Usina Hidrelétrica de Xingó também rende um passeio para quem tem mais tempo na cidade Veja hotéis em Canindé de São Francisco no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 17. Praia do Patacho (AL)
São Miguel dos Milagres (AL) O vilarejo simples serve de base para uma das mais deslumbrantes praias do litoral alagoano. A Praia do Patacho, que também está entre as mais lindas do Brasil, pertence ao município de Porto de Pedras, mas fica a apenas 10 km de Milagres. Na sua cota de elementos para praias paradisíacas estão: coqueiros por toda a praia deserta, águas translúcidas e “azul bebê”, piscinas naturais, areia branca e fina e uma lua cheia que nasce no mar quando é dia Veja hotéis em São Miguel dos Milagres no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 18. Fernando de Noronha (PE)
Fernando de Noronha (PE) Das dez melhores praias do Brasil eleitas pelo GUIA QUATRO RODAS em 2015, três estão Fernando de Noronha (Baía dos Porcos, Baía do Sancho e Praia do Leão). Mesmo com as taxas altas para entrar na ilha, as praias incrivelmente belas e preservadas compensam a viagem, junto com os golfinhos e um entardecer sensacional Veja hotés em Fernando de Noronha no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 19. Centro Histórico, João Pessoa (PB)
João Pessoa (PB) Os prédios altos não têm vez na orla de João Pessoa, por lei. Os atrativos locais vão além da Praia do Bessa, a mais querida dos locais, e também se concentram no charmoso Centro Histórico, repleto de mercados com artigos artesanais ou vindos diretamente do sertão paraibano. Se tiver tempo, não deixe de viajar um pouco e conhecer Conde, que tem praias mais lindas ainda Veja hotéis em João Pessoa no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 20. Praia do Amor, Tibau do Sul (RN)
Praia da Pipa (RN) Apesar de estar localizada no município de Tibau do Sul, a vila de Pipa já tem status de cidadezinha charmosa, hippie-chic. A Praia do Amor (foto) é a mais procurada. Do alto das falésias fica mais fácil entender o nome e ainda tirar fotos incríveis Veja hotés em Tibau do Sul no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 21. Jericoacoara (CE)
Jericoacoara (CE) Até então uma vila de pescadores pouco explorada, “Jeri” já caiu nas graças dos mochileiros e viajantes descolados há um bom tempo. A paisagem arenosa, os passeios até as lagoas cristalinas e as praias e o isolamento da região são alguns dos fatores que contribuem para o encanto local Veja hotéis em Jericoacoara no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 22. Caldeirão do Gado, Serra da Capivara (PI)
Serra da Capivara (PI) O Parque Nacional da Serra da Capivara é Patrimônio Mundial da Unesco. A grande quantidade de pinturas rupestres é ainda mais atraente do que as incríveis formações rochosas, cânions e serras. A Serra tem a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo – são mais de 1200, sendo que 170 estão abertos ao público Veja hotéis em Teresina no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 23. Lençóis Maranhenses (MA)
Lençóis Maranhenses (MA) O destino exige fôlego para acreditar em tamanha beleza e desbravá-la. São mais de 150 mil hectares de dunas banhadas pelo mar. As chuvas pós-seca trazem uma sequência de lagoas que formam uma paisagem única em tons de areia e azul Veja hotéis em Barreirinhas no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 24. Centro Histórico, Belém (PA)
Belém (PA) Belém do Pará está pronta para receber o mundo. Além da gastronomia ímpar, suas principais atrações, o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Theatro da Paz, fazem a viagem valer a pena. Com tempo é mais do que válido esticar a viagem até Alter do Chão ou Marajó Veja hotéis em Belém no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 25. Museu Sacaca, Macapá (AP)
Macapá (AP) São os dois hemisférios em uma só cidade, graças à linha do Equador, que passa por lá. As principais atrações de Macapá são o Marco Zero, que divide os hemisférios, a Fortaleza de São José do Macapá, banhada pelo Rio Amazonas e o Museu Sacaca (foto). Macapá não tem estradas acessíveis para quem vem de outros estados: chega-se de avião ou barco Veja hotéis em Macapá no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 26. Monte Roraima (RR)
Monte Roraima (RR) A tríplice fronteira da Venezuela, Guiana e Brasil é o ponto mais alto do território nacional. Da Venezuela é possível subir o Monte e ter uma vista arrebatadora. Do Brasil se enxerga os gigantescos paredões. A jornada até lá passa por cachoeiras, piscinas naturais e paisagens habitadas exclusivamente pela natureza. Existe a opção de chegar ao Monte Roraima de helicóptero Veja hotés em Boa Vista no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 27. Parque Nacional de Anavilhanas, Novo Airão (AM)
Novo Airão (AM) O destino é ponto de partida para explorar duas das principais atrações do Complexo de Conservação da Amazônia Central: o Parque Nacional do Jaú e a Estação Ecológica de Anavilhanas (foto). Ambos são uma boa oportunidade de curtir a fauna e a flora amazônicas navegando pelo Rio Jaú e Rio Negro, respectivamente Veja hotéis em Manaus no booking.com (Reprodução/Reprodução)
- 28. Aldeia Mutum (AC)
Aldeia Mutum (AC) Localizada na Amazônia Acriana, a Aldeia Mutum pertence à tribo indígena dos Yawanawás. Uma vez por ano a aldeia recebe turistas para a Festa Mariri Yawanawá, cuja programação é dedicada à cura, dança, música e manifestações culturais e espirituais. Os turistas que se hospedam na aldeia Mutum são “convidados”, já que o povo indígena tem autonomia sobre sua terra (Reprodução/Reprodução)
FONTE: GUIA DE VIAGEM