Se encerra às 23h59 desta quarta-feira (27) o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O término do prazo foi prorrogado na última sexta-feira (22), que era a data-limite original.
As inscrições começaram no dia 11 de maio e podem ser feitas por meio da página do Enem na internet. A taxa de participação, no valor de R$ 85, deverá ser paga por aqueles que não pediram isenção até 28 de maio.
Não há uma definição sobre quando serão aplicados os exames. Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou uma enquete na Página do Participante do portal do Inep para que inscritos opinem sobre a data ideal.
O Enem estava originalmente previsto para os dias 1º e 8 de novembro. A versão digital das provas seria aplicada em 22 e 29 de novembro — mas engloba apenas 100 mil dos mais de 5,5 milhões de inscritos para a prova até a segunda-feira (25), segundo números do MEC (Ministério da Educação).
Pedido por nova prorrogação
Há reivindicações para que o prazo seja prorrogado novamente, diante da indefinição sobre a data de realização dos exames. O ministro da Educação Abraham Weintraub, no entanto, já se demonstrou contrário a mais mudanças no cronograma durante a fase de inscrições.
“As inscrições foram adiadas. Iam terminar sexta-feira [passada], à meia-noite. Adiamos até quarta-feira, mas praticamente todo mundo que ia se inscrever já se inscreveu. Hoje acho que foram 10 mil inscrições, nem precisava ter adiado. Adiamos para deixar todo mundo tranquilo”, disse Weintraub em live nas redes sociais na segunda-feira.
Entre os grupos que se manifestam a favor de um novo adiamento no prazo de inscrições está a Coalizão de Coordenadores da Comissão Externa de Acompanhamento do Ministério da Educação (Comex/MEC), ligada à Câmara dos Deputados.
Em nota divulgada na terça-feira, o grupo declarou que adiar as inscrições em 5 dias é “insuficiente diante do grave prejuízo no ano letivo”.
“As escolas permanecem fechadas e, sem aulas presenciais, o acesso à internet ainda é uma realidade distante para uma parcela significativa dos estudantes, sobretudo nas regiões mais pobres do Brasil”, declarou a Comex/MEC.
Veja, abaixo, mais detalhes sobre o exame.
Enem Digital
Para o Enem Digital não há mais vagas. As 101,1 mil vagas oferecidas já estão esgotadas. A prova é a versão informatizada do Enem. Em vez de cadernos de provas e cartão de respostas em papel, os participantes fazem as provas diretamente no computador.
Os candidatos não farão a prova em casa. A aplicação será em laboratórios de informática em diversas faculdades brasileiras. Nessa opção, o candidato receberá um cartão de confirmação da inscrição no Enem com o endereço da faculdade e o laboratório de informática onde fará a prova, sob supervisão dos fiscais no Enem.
Inscrições
Para evitar erros na hora da inscrição, o Inep recomenda a todos os participantes que o procedimento seja feito com calma. O aluno deve, por exemplo, verificar cuidadosamente as informações declaradas. Algumas delas não poderão ser modificadas depois da inscrição concluída.
Os dados que constam na Receita Federal (nome, nome da mãe e data de nascimento) devem ser os mesmos declarados por quem vai fazer o Enem. Quando há divergência, o sistema informa que o participante precisa fazer a correção no órgão. A inscrição poderá ser concluída apenas após a atualização dos dados na Receita.
O participante que já concluiu a inscrição tem a oportunidade de fazer modificações em alguns itens do sistema do Enem, mas somente até amanhã, antes do prazo final de inscrições.
Isenção
Os inscritos que se enquadram nos requisitos apresentados nos editais como beneficiários da gratuidade da taxa de inscrição ficarão isentos sem a necessidade de um pedido formal. Para os demais, a taxa de R$ 85 deve ser paga até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada ao final da inscrição.
Informação
As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas no portal do Inep e do Ministério da Educação, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo Federal. Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser sanadas pelo Fale Conosco, do Inep, por meio do autoatendimento online ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).
Provas
Tanto na versão impressa quanto na digital, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.
* CNN Com informações da Agência Brasil
BSB TIMES