Benício Oton de Lima recebe título de cidadão honorário de Brasília nesta segunda
A Câmara Legislativa concede hoje (2), às 19h, o título de cidadão honorário de Brasília ao médico Benício Oton de Lima. A homenagem é uma iniciativa do deputado Jorge Vianna (PSD), que justifica a honraria. “É inegável o importante serviço prestado por este cidadão à sociedade do Distrito Federal”, afirma o distrital no projeto de decreto legislativo que oficializou a concessão do título.
Médico neurocirurgião coordenador da especialidade no Hospital da Criança de Brasília, Benício Oton de Lima recebeu notoriedade em 2019, quando coordenou uma cirurgia de separação de irmãs siamesas unidas pelo crânio, o primeiro procedimento do tipo realizado no Distrito Federal. A operação foi realizada no Hospital da Criança e durou 20 horas.
Benício Oton de Lima nasceu em Jacobina (BA) e mudou-se para Brasília com dez anos de idade. Formou-se em medicina pela UnB em 1974 e concluiu a residência médica em neurocirurgia no Hospital de Base do Distrito Federal em 1978. Foi professor nas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Uniplac) por 14 anos. Em 2019 recebeu o título de doutor honoris causa pelo Centro Universitário do Planalto (Uniceplac).
A sessão solene será realizada no plenário da Câmara Legislativa e contará com a participação de integrantes da comunidade médica do Distrito Federal, autoridades, amigos e familiares do homenageado. A solenidade será transmitida pela TV Câmara Distrital.