O BNB Musical deste mês promete resgatar pérolas da música popular brasileira (MPB) no auditório da maior biblioteca pública da capital na próxima terça-feira (29) às 19h30. O pocket show “Brasilidades”, com entrada franca, vai receber a cantora Myriam Greco, acompanhada do marido e violonista Régis Torres, em um espetáculo com músicas de Cartola, Tom Jobim, Joyce, Eduardo Gudin e outros grandes que andam sumidos do rádio, nem estão em evidência nas plataformas.
Myriam relata que, além de resgatar canções, pesquisa as histórias por trás delas e as revela nos shows. “A escolha do nome do espetáculo se deve ao fato de apresentarmos algumas canções que compõem a pluralidade da música nacional e são pura brasilidade” , disse.
Segundo Régis, o instrumento que complementa o duo (o violão) foi introduzido na cultura popular brasileira a partir da década de 1930 e já foi considerado “coisa de desocupados”. “Mais tarde, nos anos 50, formou dupla nas favelas e morros com os grandes sambistas até ganhar ares refinados na Bossa Nova”, completou.
Um dos curadores do BNB Musical e servidor do Governo do Distrito Federal (GDF), Newton Lima, foi quem convidou o duo para participar do projeto de colocar no auditório da BNB artistas de Brasília. “Já assisti a vários shows dela. É uma cantora que tem um repertório super-refinado, superelegante. E ela faz vários resgates e pega aquelas pérolas que você nunca mais ouviu.”
Também curador do projeto, o bibliotecário e violonista Rodrigo Mendes relata que Myriam Greco e Régis Torres são dois músicos entrosados e experimentados nas noites de Brasília. “O casamento de voz e violão proposto pelo duo tem grande referência na tradição de nosso cancioneiro popular, o que combina demais com o nome da apresentação, ‘Brasilidades’”, finalizou.
Serviço
“Brasilidades”
Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), 2º andar
Data: 29/10
Horário: 19h30
Entrada Franca