Brasil se prepara para observar o “Cometa do Diabo”

Não, não é o Lula nem o Bolsonaro

Brincadeiras a parte, o fenômeno celeste estará visível no país em 21 de abril, proporcionando um espetáculo raro aos observadores.

Após o eclipse solar total no hemisfério norte, que ocorreu na última segunda-feira (8/4), é a vez do “Cometa do Diabo” fazer uma aparição marcante nos céus do hemisfério sul. Este fenômeno, previsto para o dia 21 deste mês, será visível a olho nu na Terra após 71 anos.

Desta vez, os brasileiros terão a oportunidade de testemunhar esse espetáculo cósmico. Para aqueles que desejam observar a passagem do cometa, a orientação é olhar para o horizonte oeste, na direção do pôr do sol.

Continua após os links

O horário de melhor visibilidade varia de acordo com a região do país. No Norte, especialmente no Acre, os observadores terão a chance de avistá-lo até por volta das 19h50, devido à localização privilegiada do estado no extremo leste do Brasil.

No Nordeste, entre 17h45 e 18h20, os olhares estarão voltados para o céu em busca desse espetáculo celeste. No Rio de Janeiro, a visão será possível até às 18h20.

Devido à proximidade com a Linha do Equador, as regiões Norte e Nordeste terão uma vantagem inicial para observar o cometa antes do restante do país.

imagem colorida cometa do diabo
Imagem do “Cometa do Diabo” (12P/Pons-Brooks) registrada por astrônomos amadores

Mas por que o nome “Cometa do Diabo”? Essa denominação peculiar remonta a séculos atrás, quando o céu noturno era palco de diversas narrativas e lendas. O cometa, oficialmente conhecido como 12P/Pons-Brooks, ganhou esse apelido devido à sua aparência única, sendo três vezes maior que o Monte Everest.

Essa rara oportunidade de observar o “Cometa do Diabo” certamente será um momento de fascínio e admiração para aqueles que se dispuserem a contemplar esse espetáculo celestial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui