Estão definidas as semifinais da primeira edição do ITF Beach Tennis Finals. As oito duplas classificadas para a próxima fase da competição, quatro no masculino e quatro no feminino, contam com a participação de oito brasileiros. A busca pelas vagas na grande final do torneio inédito será disputada nesta sexta-feira (6), a partir das 13h, Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília.
A terceira e última rodada da fase classificatória, nesta quinta-feira (5), foi decisiva para a próxima fase do torneio, que distribui uma premiação total de US$ 100 mil, a maior da modalidade.
Pelo grupo Brasília, Giovanni Cariani e Daniel Mola surpreenderam a dupla número 1 do mundo, formada pelo francês Nicolas Gianotti e pelo italiano Mattia Spotto, de virada, por 1/6 6/2 6/2, e terminaram a fase de grupos invictos com três vitórias e agora enfrentam Leonardo Branco e Allan Oliveira.
“Nossa garra e espírito de querer ganhar fizeram a diferença. Fomos atrás, entramos na nossa estratégia. Estamos focados e queremos chegar na final”, disse Daniel Mola. “Sabíamos que seria uma guerra jogar contra eles, mas conseguimos reverter, jogar mais leves e felizes”, continuou Cariani.
Pelo grupo Saarlouis, André Baran e o italiano Michele Cappelletti, números 3 do mundo, se classificaram após vencer Felipe Loch e o espanhol Antomi de Ramos, por 1/6 6/4 6/2. Acostumados a fazer finais de vários torneios pelo mundo contra Gianotti e Spotto, as duplas se enfrentam pela primeira vez numa semifinal e a vitória valerá a liderança do ranking mundial.
“Realmente isso só acontece no Finals, um torneio diferente do que estamos acostumados no circuito. Nunca nos enfrentamos numa semifinal, o destino fez acontecer e vamos para cima. Convoco a torcida, está sendo um grande ano e estamos fazendo história. Somos gratos e precisamos da torcida para sermos campeões”, disse Baran.
No mesmo grupo, Branco e Oliveira também avançaram às semifinais ao bater o italiano Luca Andreolini e o russo Nikita Burmakin, em 2 sets a 1, com parciais de 0/6 7/6 6/2. “Não tem outra palavra para definir a dupla: superação. Não começamos tão bem o primeiro set, mas nos superamos. Estamos superfelizes com essa vitória e com o resultado que atingimos hoje”, contou Allan. “Foi um jogo muito difícil, não começamos bem, mas lutamos até o fim”, completou Léo.
No grupo Gran Canaria, a italiana Veronica Casadei e a espanhola Ariadna Graellse se classificaram em primeiro lugar com três vitórias e vão jogar contra Rafaella Miiller e Patty Diaz.
Já Sophia Chow e Vitória Marchezini chegaram à segunda vitória no grupo ao passar pelas italianas Flaminia Daina e Nicole Nobile, por 7/5 6/3. “Estávamos muito focadas hoje, energia em cada ponto, positivas, juntas, isso fez muita diferença”, disse Sophia. “Estou muito feliz pela vitória e a classificação, pois hoje estávamos mais concentradas e adaptadas”, completou Vitória. Nas semifinais, a dupla brasileira terá pela frente as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini.
No grupo Ilhas Reunião, as número 1 do mundo, Rafa Miiller e Patty Diaz, venceram Gasparri e Valentini, por 6/2 6/4, e se garantiram nas semifinais, com duas vitórias e 1 derrota. “Muito feliz com o resultado, conseguimos fazer o nosso melhor e amanhã temos mais uma batalha”, afirmou Rafa.
“Estamos felizes com a repercussão e todo esse sucesso demonstra que estamos no caminho certo para fomentar ainda mais a cultura, o esporte e o entretenimento em nossa cidade”
Mateus Bahia, secretário substituto de Esporte e Lazer
“Estamos próximos de uma final de um dos eventos mais promissores realizados aqui na capital. Estamos felizes com a repercussão e todo esse sucesso demonstra que estamos no caminho certo para fomentar ainda mais a cultura, o esporte e o entretenimento em nossa cidade”, afirmou o secretário substituto de Esporte e Lazer, Mateus Bahia.
Resultados de quinta-feira (5)
⇒ Grupo Brasília
Giovanni Cariani (BRA) [3]/ Daniel Mola (BRA) vs. Nicolas Gianotti (FRA)/ Mattia Spoto (ITA) [1] – 1/6 6/2 6/2
Diego Bollettinari (ITA)/Carlos Vigon (VEN) vs. Mathieu Guegano (FRA)/ Hugo Paronetto Russo (BRA) – 6/3 7/5
⇒ Grupo Saarlouis
Leonardo Garrossino Branco (BRA)/ Allan Oliveira (BRA) vs. Luca Andreolino (ITA)/ Nikita Burmakin (RUS) – 0/6 7/6 6/2
André Baran (BRA)/ Michele Cappelletti (ITA) [2] vs. Felipe Cogo Loch (BRA) [4]/ Antonio Miguel Ramos Vieira (ESP) – 1/6 6/4 6/2
⇒ Grupo Ilhas Reunião
Sofia Cimatti (ITA)/ Greta Guisti (ITA) vs. Eva Fernandez Palos (ESP)/ Raquel Iotte (BRA) – 6/0 6/2
Patricia Diaz (VEN) / Rafaella Miller (BRA) [1] vs. Giulia Gasparri (ITA) [3]/ Ninny Valentini (ITA) – 6/2 6/4
⇒ Grupo Gran Canaria
Sophia Chow (BRA)/ Vitoria Marchezini (BRA) [2] vs. Flaminia Daina (ITA) [4]/ Nicole Nobile (ITA) – 7/5 6/3
Programação desta sexta-feira (6)
⇒ Quadra Central
13h
Giovanni Cariani (BRA)/Daniel Mola (BRA) vs. Leonardo Garrossino Branco (BRA)/ Allan Oliveira (BRA)
Não antes das 15h
Veronica Casadei (ITA)/Ariadna Costa Graell (ESP) vs. Patricia Diaz (VEN) / Rafaella Miller (BRA)
Não antes das 18h
Andre Baran (BRA)/ Michele Cappelletti (ITA) vs. Nicolas Gianotti (FRA)/ Mattia Spoto (ITA)
Não antes das 20h
Giulia Gasparri (ITA)/Ninny Valentini (ITA) vs. Sophia Chow (BRA)/ Vitoria Marchezini (BRA)
Transmissões ao vivo
Todos os jogos da Quadra Central e Quadra 1 têm transmissão ao vivo pelo Programa PlayBT no YouTube
Sexta 6/12 – 13h às 17h no Disney +,e 18h às 22h na ESPN 4
Sábado 7/12 – 18h às 22h na ESPN 4
Ingressos gratuitos e para venda
A organização do evento criou vários formatos de ingressos para atender todo o público do Beach Tennis. Os ingressos das arquibancadas superiores da Arena BRB Nilson Nelson serão gratuitos. A retirada já está disponível pelo site www.bilheteriadigital.com.
Os ingressos para cadeira inferior e cadeira de quadra também já estão à venda no site www.bilheteriadigital.com<http://www.bilheteriadigital.com>.
ITF Beach Tennis Sand Series Tour Finals
Arena BRB Nilson Nelson – Brasília
3 a 7 de dezembro
Ingressos: www.bilheteriadigital.com
*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF)