A Câmara de Vereadores de Porto Alegre revogou, nesta segunda-feira (28), a lei que estabelecia o “Dia do Patriota” na cidade, marcado para 8 de janeiro, mesma data dos atos antidemocráticos em Brasília. A decisão veio após um acordo entre líderes de bancadas e foi confirmada em uma votação realizada à tarde.
O presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB), anunciou o acordo já na manhã de segunda-feira. A revogação, proposta pela vereadora Karen Santos (PSOL) na sexta-feira (25), foi protocolada com urgência e passou rapidamente pelas comissões. O projeto foi aprovado por 31 votos favoráveis e uma abstenção na sessão plenária.
No mesmo dia, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu uma decisão provisória determinando a revogação da lei municipal. O pedido para a revogação foi feito pela Procuradoria-Geral da República e o caso será analisado pelo plenário virtual do STF.
O “Dia do Patriota”, originalmente proposto pelo ex-vereador Alexandre Bobadra (PL) em março, enfrentou controvérsias e teve o autor cassado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Após passar pelas comissões da Câmara, o projeto não chegou a ser analisado no plenário. O prefeito Sebastião Melo (MDB) não sancionou nem vetou o projeto, levando-o de volta ao Legislativo.
Veja também: O Distrito Federal conta agora com diretrizes para estudantes com altas habilidades. Foi sancionada, em dezembro, a Lei 7.841/2025, oriunda de projeto de lei de autoria da deputada distrital Paula… Transporte por aplicativo terá que oferecer categoria para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida As plataformas que oferecem serviço de transporte por aplicativo no Distrito Federal terão que oferecer uma… Na tarde da última quinta-feira (29/01), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Seção de Repressão às Drogas (SRD) da 33ª DP (Santa Maria), deflagrou uma operação que… Na semana passada, vazaram documentos internos indicando que o GDF estuda suspender, já em 2026, o pagamento da licença-prêmio convertida em dinheiro para servidores do Executivo. Estamos falando de menos… Candidata governista ganha no primeiro turno, promete linha dura contra o crime e mira modelo de Bukele Laura Fernández, de 39 anos, foi eleita neste domingo (1º/2) presidente da Costa… Retomada ocorre em meio à compra do Banco Master pelo BRB e pedidos de impeachment de Ibaneis A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retoma as atividades nesta terça-feira (3/2),… Vítima de 16 anos aguarda avaliação médica para traqueostomia; agressor está preso preventivamente O adolescente de 16 anos espancado pelo ex-piloto Pedro Turra continua em estado gravíssimo na Unidade de… Partido quer medir potencial eleitoral do ex-presidente, apesar de discurso oficial de neutralidade O MDB pretende incluir o ex-presidente Michel Temer, de 85 anos, na próxima rodada de pesquisas internas… Junior Pena, com mais de 480 mil seguidores, está detido em centro de imigração em Nova Jersey por questão administrativa O influenciador brasileiro Junior Pena foi preso pelo Serviço de… Pedido da CPMI do INSS foi ignorado pela Advocacia do Senado; informações do WhatsApp e finanças do dono do Banco Master seguem fora do alcance dos investigadores A Advocacia do…
Veja também:






