O número crescente de crianças até cinco anos sem acesso à educação preocupa autoridades, que vão avaliar as causas e propor alternativas para aumentar o número de vagas
Para debater os desafios no acesso às creches na rede pública do Distrito Federal, a Câmara Legislativa promove audiência pública no dia 13 de fevereiro, a partir de 10h, na Sala de Comissões da Casa. A discussão do tema é proposição da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que defende prioridade no atendimento à primeira infância – crianças de zero a seis anos.
A história se repete ano após anos, quando pais de crianças pequenas começam uma verdadeira peregrinação na busca por uma vaga em creches da rede pública do Distrito Federal. No entanto, conforme o número de crianças aumenta na capital, o de vagas segue na direção contrária e nunca parece ser suficiente para atender todos que necessitam desse serviço, mesmo o GDF anunciando a criação de novas vagas.
Vagas
A falta de vagas preocupa gestores, educadores, e também familiares, já que a dificuldade de acesso à educação de qualidade pode impactar a rotina de cada casa e até comprometer a inserção de mães e responsáveis no mercado de trabalho.
A realização da audiência pública objetiva identificar os principais fatores que contribuem para essa deficiência de vagas, além de apontar soluções para essa situação, com o auxílio de representantes do poder público, especialistas, organizações da sociedade civil e cidadãos interessados no assunto.
“Como parlamentar que defende a primeira infância, tenho um compromisso com o bem-estar das crianças, e essa discussão é muito importante para fortalecer a política educacional no DF e construir um futuro mais justo e promissor para essas e as futuras gerações”, afirma Paula Belmonte.
Serviço
Audiência Pública – Situação das vagas nas creches públicas do DF
Data: 13 de fevereiro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Sala das Comissões da CLDF