A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, o I Seminário de Práticas sobre Redução de Danos da CLDF, iniciativa que debate estratégias psicossociais para reduzir impactos da dependência química. O evento, presidido pelo deputado Fábio Felix (Psol), conta com apoio do coletivo Bateu e do Conselho Regional de Psicologia (CRP 01/DF).
O seminário é voltado para psicólogos, psiquiatras, funcionários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS, CAPSi e CAPS-AD), pesquisadores, estudantes e interessados na temática. Os presentes do evento receberão certificados de participação. As inscrições ainda estão abertas.
“Vamos reunir especialistas e ativistas que dedicam suas trajetórias a estudar a política de drogas e propor soluções para que avancemos em legislação e programas eficazes, que tratem o tema sob a perspectiva da saúde pública”, frisou Felix em seu Instagram.
Palestrantes
A primeira mesa do evento, “Internação x RD nos CAPS”, reúne Débora Nogueira, psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em qualidade e segurança do paciente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Thessa Guimarães, representante do CRP 01/DF, e Glacy Daiane, mestre em psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Fernando Magela, mestre em ciências da saúde pela UnB, Thiago Petra, supervisor clínico-institucional da Rede de Atenção Psicossocial, pela Fiocruz e Secretaria de Saúde (SES-DF), Andrea Gallassi, mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e Raphael Calazans, técnico de vigilância em saúde pela Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz, também participam do diálogo.
Mediada pela ativista Keka Bagno, a segunda mesa, “RD fora dos CAPS”, conta com Juma Santos, gestora da organização não-governamental Tulipas do Cerrado, Pedro Henrique Antunes, professor de pós-graduação em psicologia clínica e cultura da UnB, e Karina Figueiredo, presidente do Conselho Regional de Serviço Social do DF.
Compõem a mesa, ainda, Joana Bazilio, coordenadora nacional do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), Mauricio Dorninger, diretor da organização sem fins lucrativos Instituto Visamos, Bruna Santos, membro dos coletivos Aroeira e Nosetor, e Kleidson, coordenador estadual do MNPR-DF e conselheiro de saúde de Sobradinho.
Com informações da assessoria de comunicação do deputado Fábio Felix (Psol)