Campo progressista se movimenta na disputa das eleições ao GDF e ao Senado em 2026

Senadora Leila Barros, ex-deputado Geraldo Magela, deputado distrital Ricardo Vale, deputada federal Ericka Kokay e o presidente do IPHAN Leandro Grass se destacam no xadrez da política no DF | Imagem: Reprodução/Instagram

Líderes entram no jogo majoritário do tabuleiro distrital; Nomes fortes surgem entre os pré-candidatos

A senadora Leila Barros (PDT) intensifica sua presença nas bases, o ex-deputado Geraldo Magela (PT) vira influenciador digital, o deputado distrital Ricardo Vale (PT) monta gabinete digital, a deputada federal Ericka Kokay (PT) defende as minorias, e Leandro Grass, presidente do IPHAN, engaja-se em eventos populares e na defesa do patrimônio cultural.
A corrida política no Distrito Federal ganha novos contornos com a entrada de líderes do campo progressista no jogo majoritário. Até então, o centro e a direita dominavam as movimentações, mas a centro-esquerda e a esquerda agora articulam suas peças com claras intenções de disputarem o Governo do Distrito Federal e o Senado em 2026.
A senadora Leila Barros (PDT), líder da Bancada Feminina no Senado, equilibra suas responsabilidades nacionais com uma agenda intensa de visitas às suas bases no Distrito Federal. A parlamentar, conhecida por sua trajetória no esporte e na política em defesa da mulher e do meio ambiente, mostra-se incansável na busca de recursos para dar o apoio social e investir nos serviços públicos do DF, evidenciando sua pretensa candidatura para um dos cargos majoritários.
O ex-deputado Geraldo Magela (PT) se reinventa como influenciador digital, promovendo lives e debates nas redes sociais. Além de sua presença digital, Magela por ser um político experiente, tem aparecido de forma constante nos principais jornais do Distrito Federal, onde frequentemente compartilha suas opiniões sobre temas relevantes para a população local.
Outro nome é o deputado distrital Ricardo Vale (PT), que já deixa claras suas ambições com o slogan “Lula lá e Vale cá”. Essa frase, compartilhada em suas redes sociais, sugere que seu partido já esteja delineando sua participação nas próximas eleições majoritárias, possivelmente posicionando Vale como candidato ao GDF ou ao Senado.
A deputada federal Ericka Kokay (PT) tem sinalizado interesse em disputar uma candidatura majoritária, mas ainda depende do seu partido definir quem será o nome nas prévias. Suas aparições têm sido constantes na defesa das pautas nacionais do governo Lula na Câmara Federal, bem como na defesa da justiça social para as minorias.
O presidente do IPHAN e ex-deputado distrital, Leandro Grass (PV), adota uma abordagem mais descontraída e popular. Como músico também, costuma participar de eventos de “chorinhos” e “rock”, bem como nos cantos das missas nos domingos, aproximando-se ainda mais do povo e fortalecendo sua imagem como um líder acessível e carismático.
As recentes movimentações e declarações desses líderes progressistas indicam uma intenção clara de disputar as vagas disponíveis para o GDF, vice e duas cadeiras para o Senado.
A centro-esquerda e a esquerda se preparam para um confronto acirrado contra a direita no tabuleiro político, buscando ampliar sua influência e presença no cenário político do DF.
*Helio Rosa é jornalista e MBA em Administração Pública. Escreve toda quarta-feira para a coluna “O Xadrez da Política” do BSB TIMES.
A opinião dos nossos colunistas não configura a posição política deste portal de notícias!
website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui