Casos de sucesso na comunicação pública e privada abrem 2º dia do Conecta CLDF


Casos de sucesso na comunicação pública e privada abrem 2º dia do Conecta CLDF

O Jornalista Rafael Marroquim e o Publicitário Ênio Vergeiro relataram experiências de inovação na comunicação pública e privada

Abrindo o segundo dia do Conecta CLDF: Comunicação 360°, a Câmara Legislativa recebeu a palestra “Comunicação na Era Digital: o que aprendemos”, que abordou casos de sucesso da aplicação de novas tecnologias que têm transformado a comunicação pública e privada.

O secretário executivo de Comunicação Digital da Prefeitura do Recife (PE), Rafael Marroquim, palestrou sobre a necessidade da quebra de paradigma na comunicação pública para que o Estado possa se colocar, de fato, a serviço do cidadão.

Marroquin criticou o que chamou de “narrativa do herói”, referindo-se à postura dominante nos portais institucionais, que estão mais preocupados em dar visibilidade aos titulares dos cargos de chefia que, efetivamente, oferecer serviços práticos e úteis aos cidadãos. Para ele, esse posicionamento da comunicação institucional de focar na figura do titular está em dissonância com os reais anseios populares.

“O cidadão não está a fim de ver a foto do prefeito ou da UPA nova, essa fase já passou. As pessoas se interessam em como elas acessam serviços como vacina, matrícula dos filhos, vaga de emprego.  Essa mudança, se não chegou ainda, precisa chegar logo. Ninguém está aqui para viver o esgotamento da narrativa do herói”, afirmou o jornalista.

Casos de sucesso

Rafael Marroquim mencionou o portal institucional da prefeitura de Recife (PE), o https://conecta.recife.pe.gov.br/ , como caso de sucesso de desburocratização dos serviços e de comunicação pública objetiva. O Conecta Recife oferece à população acesso fácil a serviços municipais, como saúde, trabalho e cidadania, além de informações sobre eventos, transparência e serviços específicos para diferentes perfis (como idosos, jovens e empreendedores). Segundo ele, o projeto partiu de uma necessidade de melhorar a eficiência dos serviços públicos, simplificar o atendimento e facilitar o acompanhamento de suas demandas pelo usuário.

O secretário defende que o novo modelo de comunicação pública eficiente e conectada com o usuário deve ser pensada em conjunto com as ferramentas de tecnologia da informação. Em Recife, por exemplo, é possível realizar agendamentos para vacinação exclusivamente por meio do Whatsapp. “É preciso enxergar a comunicação como ferramenta que pode garantir algum grau de mudança e de mobilização, de fato, na vida das pessoas”, arrematou.

O vice-presidente da Fundação Brasileira de Marketing, Ênio Vergeiro, apresentou casos de sucesso da aplicabilidade de Inteligência Artificial em campanhas publicitárias elaboradas para grandes empresas. Para ele, a IA pode ser útil no mundo publicitário por oferecer novas possibilidades de criação digital de forma alinhada às preferências de consumo nas redes sociais.

A palestra de abertura desta quinta-feira teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da CLDF. A programação completa do Conecta CLDF: Comunicação 360° pode ser acessada na página do evento.

 

 



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