Existe uma certa polêmica sobre o chocolate branco, se ele é ou não chocolate. O cacau é o fruto usado na fabricação dos chocolates. Em uma das etapas de produção, duas partes dele são separadas:
A massa de cacau (ou pasta): material de cor escura que dá o sabor ao chocolate e contém diversos nutrientes, entre eles os flavonoides e antioxidantes que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares.
A manteiga de cacau: material de cor clara que é simplesmente uma gordura vegetal (97% triglicerídeos e o restante ácidos graxos).
O chocolate branco é feito de manteiga de cacau, leite em pó e açúcar (e eventualmente, lecitina de soja e baunilha). Muitos consideram que, por não conter massa de cacau, o chocolate branco não é chocolate. E não está errado, afinal de contas, o que dá o sabor do chocolate não é a manteiga, é a massa!
Por outro lado, em média, 53% do grão de cacau é manteiga de cacau, então, se mais da metade do cacau é manteiga, também estão certos aqueles que acham que o chocolate branco feito só com ela é chocolate.
É ou não é chocolate?
Então vamos tirar a dúvida nas leis:
Conforme a ANVISA, Resolução RDC nº 264, de 22/09/2005:
“Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados. “
“Chocolate Branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20 % (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados. “
Portanto, oficialmente no Brasil, chocolate branco é chocolate, desde que contenha mais de 20% de manteiga de cacau.
A qualidade dos chocolates brancos
Os grãos de cacau, assim como as uvas dos vinhos, podem variar em qualidade, sabor, aroma e textura dependendo da variedade (que pode ser Criollo, Forasteiro ou Trinitário), do clima (temperatura, umidade, etc.) e das características solo em que é feito o cultivo. A qualidade da manteiga de cacau também é afetada por estas variações.
A manteiga de cacau tem cor amarelo bem claro (como marfim), não é branco “neve”. Portanto o chocolate branco não pode ser branco. Se for, não é de boa qualidade.
Para saber se o chocolate branco é de qualidade, leia os ingredientes no rótulo. A manteiga de cacau é uma gordura nobre e cara, por isso alguns fabricantes a substituem por outras gorduras mais baratas. O bom chocolate não tem outra fonte de gordura que não seja manteiga de cacau (exceto nos bombons recheados, pois a gordura pode estar no recheio e não no chocolate que o recobre). E se o açúcar vier primeiro na lista de ingredientes (que está sempre em ordem decrescente de quantidades), quer dizer que tem mais açúcar do que manteiga de cacau, ou seja, ele é mais um doce do que um chocolate em si.
Conclusão:
Pela lei brasileira, chocolate branco é chocolate sim!! Pelo sabor, chocolate branco não é chocolate, é outro doce.
Seja considerado “chocolate” ou “doce”, o que vale é se você gosta ou não. Simples assim.
CURIOSIDADES
O Dia Mundial do Chocolate é 26 de Março, mas o mês de agosto também é conhecido como o Mês do Chocolate.
Fonte: chocolatrasonline.com.br