Para garantir uma experiência cinematográfica ainda mais rica para o público, o icônico Cine Cultura, localizado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia, fechará as portas a partir desta quinta-feira (1º/8) para receber uma ampla revitalização.
A iniciativa, realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promete modernizar um dos principais espaços de exibição de filmes alternativos do Centro-Oeste.
Os trabalhos têm como objetivo principal preservar o estilo art déco original do cinema, aliando-o a tecnologias de ponta para garantir maior acessibilidade ao público cativo da sala. O cronograma da intervenção prevê a retirada de mobiliário e equipamentos dos dias 1º a 4 de agosto; as obras começam no dia 5 de agosto, com previsão de término em dezembro de 2024.
A sala de exibição receberá novas poltronas para maior conforto e modernização do ambiente. A projeção será digital, o que garantirá uma qualidade de imagem superior. O espaço também terá melhor acessibilidade, com a instalação de rampas e outros recursos que garantem a inclusão de todos os públicos.
Os serviços de reparo respeitarão as características originais da sala, mantendo sua identidade e valor histórico. A expectativa é que a nova fase do cinema traga uma programação ainda mais diversificada, com filmes nacionais e internacionais, além de mostras e eventos especiais.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta a iniciativa como um marco histórico para a cultura goiana.
“Esta iniciativa demonstra o compromisso do Governo de Goiás em valorizar a cultura e oferecer aos goianos um espaço de qualidade para apreciar o cinema. Com 35 anos de história, o Cine Cultura é um ponto de referência para cinéfilos e amantes da cultura. Um espaço que se tornará ainda mais moderno e acessível, garantindo muitas emoções e descobertas para o público”, destaca.
Investimento
A revitalização do Cine Cultura conta com investimento de R$ 1,1 milhão.
O projeto foi contemplado na Lei Federal Paulo Gustavo – Lei complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, regulamentada através do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023, para captar recursos destinados a garantir ações emergenciais direcionadas ao restauro, manutenção e adaptação de salas de cinema.
As obras incluem:
- restauração de alvenarias,
- pisos,
- lajes e esquadrias,
- reparos na estrutura;
- troca de carpete,
- forro,
- poltronas e sistema de iluminação;
- revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias;
- instalação de painéis acústicos,
- sonorização e sistema de som 7.1 digital surround,
- instalação de projetor DCP (Digital Cinema Package) com tecnologia 4K,
- tela Flat (widescreen),
- e a implantação de um novo sistema de ar condicionado.
O hall do cinema também será revitalizado e a sala ganhará um palco para seminários.
Saiba mais
Abertas inscrições para o Canto Kids 2024
Alunos do Basileu França representam o Brasil em Mundial de Hip Hop
Basileu França conquista tricampeonato em um dos maiores festivais de dança do mundo
Alunos do Basileu França participam do maior festival de dança do Brasil
Governo anuncia revitalização do Cine Cultura
Secretaria da Cultura – Governo de Goiás