Deputado distrital abriu o início das obras de pavimentação da pista de acesso ao mais antigo monumento da capital federal. Parlamentar é autor de projeto que visa a preservar o marco
Mais antigo monumento da capital do País, a Pedra Fundamental o Distrito Federal terá seu acesso pavimentado. As obras de asfaltamento do trecho da DF-128 que liga a Pedra a Planaltina começaram na manhã desta segunda-feira (31/1). “A preservação, a manutenção as melhoras relativas à Pedra Fundamental são um compromisso do poder público com a nossa própria história, um legado que ficará para as futuras gerações”, comentou o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT), apoiador da obra.
As obras serão executadas pelo DER, e são fruto da articulação do parlamentar junto ao órgão. “Agradeço ao DER, ao seu presidente Fauzi Nacfur, ao governador Ibaneis Rocha por atenderem aos nossos pedidos”, disse Claudio Abrantes.
A Pedra Fundamental fica no Morro do Centenário, na Região Administrativa de Planaltina, e foi inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa no dia 7 de setembro de 1922, data em que a Independência do Brasil celebrava um século. Desta forma, neste ano o monumento completa cem anos.
A previsão para a conclusão dos trabalhos, que envolvem cerca de dois quilômetros de asfaltamento, é até a data do centenário. As obras beneficiarão ainda cerca de 90 propriedades rurais vizinhas.
“Esse é o início de um amplo projeto de valorização histórica, cultural e cívica no qual estamos trabalhando”, adiantou Claudio Abrantes. O deputado é autor do Projeto de Lei Complementar no 87/2021, que cria o Parque da Pedra Fundamental. A proposição será tema de Audiência Pública.
O futuro parque terá por finalidade preservar a área circunvizinha ao monolito, bem como transformar o local em um ponto devidamente preparado para receber visitantes, entre os quais estudantes, turistas e cidadãos que desejem conhecer mais sobre a história da capital.
No último dia de outubro de 2021, a Pedra foi vítima de atentado a bala. Ao menos 17 tiros atingiram o monumento. “Esse é um dos problemas que a criação do Parque, com implementação da devida infraestrutura, deverá mitigar”, alertou Claudio Abrantes.
Em setembro do ano passado, o parlamentar foi agraciado com Comenda e Certificado Centenário da Pedra Fundamental do DF, tornando-se oficialmente um defensor desse importante marco da história de Brasília.
ASCOM, Deputado Distrital Claudio Abrantes (PDT)