Marco inicial da capital foi atingido por tiros. Situação foi levada às autoridades pelo deputado, que recentemente apresentou projeto de lei pela sua preservação
O deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) registrou ocorrência neste domingo (31/10) na 16ª DP de Planaltina sobre atentado cometido contra a Pedra Fundamental do Distrito Federal. O monumento fica no Morro do Centenário, em Planaltina, e foi atingido por por pelo menos 17 disparos de arma de fogo, dos quais 10 atingiram a placa de bronze original.
“Esse atentado é um fato lamentável e que atinge cada cidadão da nossa capital, nossa história, nossa cultura”, disse Claudio Abrantes. “Entrego essa triste situação às autoridades para que seja investigada, para que o rigor da lei se faça”, completou.
A Polícia Civil já esteve no local, deu início às investigações
Um defensor da Pedra Fundamental, Claudio Abrantes tomou conhecimento dos disparos feitos contra ela por meio de apoiadores que sabem de sua luta pela preservação da história do Distrito Federal. Eles viram os danos e relataram ao deputado.
O monumento completará 100 anos no próximo ano, no dia 7 de setembro. A data marca os 200 da Independência do Brasil, uma vez que a Pedra foi fixada em 1922, quando a data histórica atingia seu primeiro centenário.
Recentemente, Claudio Abrantes apresentou projeto de lei que cria o Parque da Pedra Fundamental, visando à preservação tanto do monumento quanto da fauna e da flora ao redor do marco inicial da capital.
Nesta segunda-feira (1/11), a partir das 16h, será realizado um ato em defesa do patrimônio que já tem o apoio de mais de uma dezena de entidades da sociedade civil.
O recente ato de vandalismo é a segunda vez em que a Pedra Fundamental do DF é alvejada por balas. A primeira ocorreu nos anos 1920, menos de uma década após ela ser instalada, quando integrantes da Coluna Prestes se revoltaram contra o governo federal e atingiram a estrutura por discordarem da transferência da capital do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste.
Ascom Deputado Distrital Claudio Abrantes