CLDF concede cidadania honorária à agente de polícia Deise Luci de Andrade


A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza hoje (3), a partir das 19h, sessão solene para a concessão do título de Cidadã Honorária de Brasília à senhora Deise Luci Belém de Andrade. A homenagem no plenário da CLDF é uma iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa (União).

“Devemos reconhecer e valorizar a trajetória de vida e as relevantes contribuições de Deise Luci de Andrade à sociedade do DF, especialmente no campo da educação, segurança pública e defesa dos direitos humanos, com destaque para os direitos das mulheres, crianças e idosos. Diante de sua trajetória inspiradora e de suas contribuições significativas, é uma justa homenagem a uma mulher que dedicou sua vida ao serviço público e à defesa de direitos fundamentais”, afirma o deputado. 

Nascida em 1971 no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro, Deise é filha de um pastor evangélico, Djair Félix, e de uma enfermeira, Alice Belém, sendo a primogênita de sete irmãos. Desde jovem demonstrou comprometimento com causas sociais e educacionais, participando ativamente de movimentos estudantis enquanto cursava licenciatura na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em 1997, ao mudar-se para o Distrito Federal, iniciou sua carreira como professora na antiga Fundação Educacional, com lotação na cidade de Ceilândia. Desde então, sua atuação na área educacional se destacou pelo compromisso com a formação de cidadãos e a defesa dos direitos civis e sociais.

Em 1999, Deise ingressou como agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), onde desempenhou um papel pioneiro ao implementar ações comunitárias inovadoras, como palestras e projetos sociais voltados à prevenção da violência e à proteção de mulheres, idosos e crianças. Seu trabalho de aproximação com a comunidade tornou-se referência, recebendo amplo reconhecimento social e atenção da mídia.

A policial civil acumula dois prêmios nacionais por projetos de prevenção à criminalidade, além de ser a profissional com mais condecorações, elogios e homenagens nos últimos 20 anos pela atuação exemplar em iniciativas de Polícia Comunitária. Entre seus feitos notáveis, destacam-se a idealização do Núcleo de Polícia Comunitária em Ceilândia, em 2003, e do Projeto “Caminho das Flores”, que visa a valorização e proteção das mulheres, transformado em lei (Lei nº 6.631, de 16 de julho de 2020).
 

Deputado Eduardo Pedrosa (Foto: Carolina Curi/Agência CLDF)

“Especialista em gestão, educação e segurança pública, Deise é também palestrante em temas relacionados à violência contra a mulher, proteção à infância e direitos humanos. Sua trajetória como ativista social reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e segura”, acrescenta o deputado Edurado Pedrosa

A solenidade de entrega do título de Cidadã Honorária de Brasília à senhora Deise Luci de Andrade será transmitida pela TV Câmara Distrital.
 

 



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui