CLDF concede título de cidadão honorário de Brasília a Lelio Bentes Corrêa, presidente do TST
Sessão solene da homenagem será nesta sexta-feira (4), às 19h
A Câmara Legislativa do Distrito Federal concede hoje (4), às 19h, o título de cidadão honorário de Brasília ao ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa. A iniciativa da honraria partiu dos deputados Gabriel Magno (PT) e Wellington Luiz (MDB), que destacam a trajetória do homenageado como defensor da justiça social e dos direitos humanos.
“Em sua gestão como presidente do Tribunal Superior do Trabalho, o ministro Lelio Bentes Corrêa destaca-se não apenas pela valorização e promoção dos direitos dos povos indígenas e pessoas negras, mas também pelo engajamento na defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+. Sob sua liderança, o TST implementou diversas iniciativas voltadas à inclusão e proteção desses grupos vulneráveis, buscando garantir um ambiente de trabalho mais justo e igualitário para todos, independentemente de sua orientação sexual, raça ou identidade de gênero”, afirmam os parlamentares no requerimento de realização da solenidade.
Lelio Bentes Corrêa é natural da cidade de Niterói (RJ), onde nasceu em 3 de julho de 1965. Graduou-se em direito pela Universidade de Brasília em 1986 e especializou-se em direito internacional dos direitos humanos pela Universidade de Essex, na Inglaterra, em 2000, como bolsista do Programa Chevening do governo britânico.
Ingressou no Ministério Público do Trabalho em 1989 por meio de concurso público de provas e títulos e ocupou os cargos de procurador do trabalho, procurador regional do trabalho e subprocurador-geral do trabalho. Em 2002, liderou a Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente e integrou o Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (MPT) de 2001 a 2003.
Exerce a função de ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 29 de julho de 2003, em posto destinado pela Constituição Federal a membros do Ministério Público do Trabalho. Exerceu a função de corregedor-geral da Justiça do Trabalho no biênio 2018-2020. Atualmente, é presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, eleito para o biênio 2022-2024.