A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebra o Dia dos Professores nesta segunda-feira (21), às 19h. A iniciativa do deputado Gabriel Magno (PT) reconhece a importância dos educadores na formação de gerações.
Segundo o parlamentar, o evento também é uma oportunidade de reconhecer os esforços e desafios da categoria. “São os professores que trabalham incansavelmente por uma educação pública democrática, inclusiva, plural e de qualidade social para todos. Essa celebração não pode ser feita sem a luta e busca por valorização da categoria”, enfatiza.
A comemoração remete ao período monárquico, quando Dom Pedro I criou, em 15 de outubro de 1827, por meio de um decreto imperial, o ensino elementar no Brasil. Mais de um século depois, em 1947, o professor paulista Salomão Becker, propôs que a data fosse instituída como o Dia dos Professores.
A iniciativa se espalhou para outras escolas paulistas, e depois, para outras instituições de todo o país. Em 14 de outubro de 1963, a data foi oficializada como feriado escolar em todo o território brasileiro pelo Decreto Federal 52.682, assinado pelo então presidente João Goulart.