O jornalista do BSB Times, Rogério Cirino de Sá Ribeiro, é veterano do Corpo de Fuzileiros Navais
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene nesta sexta-feira (10), as 9h, em homenagem ao 215° aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, por iniciativa do deputado Roosevelt Vilela (PL).
O parlamentar, que é parceiro da Marinha do Brasil, destaca a importância de reconhecer o trabalho executado pelos combatentes anfíbios, que atuam em diversas missões não só no DF, mas em todo o País, garantindo a manutenção da paz e defesa de todo o território nacional.
A sessão aconteceu no plenário da Câmara e contou também a entrega de moções de louvor a diversos fuzileiros navais, entre eles o vice-almirante-comandante do 7° Distrito Naval, Alvarenga, e a capitã de Mar e Guerra, Gisele Mendes de Sousa Mello, além de fuzileiros veteranos.
Histórico
O aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil é comemorado anualmente no dia 7 de março. Ao longo da história do País, os Fuzileiros Navais têm atuado em diversas campanhas em prol da manutenção da paz e defesa do território nacional e estão presentes tanto no litoral, na Amazônia, no Pantanal, como no Planalto Central.
A origem do Corpo de Fuzileiros Navais foi a Brigada Real da Marinha, que aportou no Rio de Janeiro no dia 7 de março de 1808, acompanhando a Família Real Portuguesa que migrara para o Brasil.
No Distrito Federal, estão presentes desde 1960, quando realizaram a Operação Alvorada I, marcha a pé do Rio de Janeiro até a Nova Capital para trazer a mensagem do então ministro da Marinha ao presidente da República, Juscelino Kubitscheck.
Veja o vídeo
https://www.youtube.com/live/iHnWHIz2S7g?feature=share
Com informações do gabinete do deputado Roosevelt Vilela