CLDF promove seminário para educação inclusiva no DF


Na próxima segunda (17), a partir das 9h, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa promove seminário para debater a educação especial na perspectiva inclusiva. A iniciativa do deputado distrital Gabriel Magno (PT), presidente da comissão, conta com apoio do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF).

O encontro visa articular ações para promover um ambiente educacional acolhedor a diversidade, baseado no ensino especial e inclusivo. O modelo busca garantir acesso, participação e aprendizagem de alunos com deficiência, altas habilidades ou superdotação. A entrada no seminário é livre. Profissionais da educação, estudantes e a comunidade escolar estão convidados a participar. 

Segundo o parlamentar, o evento propicia o debate para enfrentar as dificuldades da educação inclusiva no DF, além de conscientizar sobre a importância da luta anticapacitista. “Debateremos ações e proposições para que a educação especial na perspectiva da educação inclusiva promova, de fato, um ambiente educacional que acolha a diversidade em todas as suas formas”, enfatiza Magno.

 

Programação

 

Mesa 1 – Saudações
Gabriel Magno, deputado distrital
Anna Paula Feminella, secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Rosilene Corrêa, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
Erika Kokay, deputada federal (PT-DF)
Alexandre Mapurunga, diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (MEC)

Mesa 2 – Painel e debate
“Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: Lutas e desafios”, com Luciana Custódio, representante do Sinpro-DF
“Modelo social da deficiência e/ou desenho universal para a aprendizagem”, com Olga Freitas, consultora Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)/MEC
Andréa Medrado, ativista, mãe típica e atípica, membro do grupo Pitt-Hopkins Brasil
Anderson Pereira de Andrade, representante das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc)
Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Governo do Distrito Federal
Amanda Cristina Ribeiro Fernandes, representante do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do DF (Coddede)

 

Com informações da assessoria de comunicação do deputado Gabriel Magno (PT)



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui