O Conselho Curador de Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta terça-feira (5), às 19h, a abertura da exposição “Perspectivas no Olhar”. A mostra reúne obras das artistas plásticas Bety Alvarenga e Luciene Pita, que exploram a técnica secular conhecida como arte francesa, para transformar imagens planas em quadros realistas a partir da construção de sobreposição de camadas e perspectivas de profundidade.
Sob curadoria de Ana Lúcia Ávila, coordenadora da Botanic Art, uma das principais feiras de artesanato do DF, a exibição conta com 23 peças que apresentam a beleza e simplicidade de flores, objetos cotidianos e paisagens campestres. As artistas também utilizam cores vibrantes e traços minuciosos para ampliar características realistas nas obras.
Apesar do nome, a arte francesa tem origem na China, onde a técnica de sobreposição e decoupagem era utilizada para decoração. Os franceses aprimoraram o método, aplicando várias camadas de uma mesma imagem para dar volume e relevo às telas. No Brasil, a expressão “arte francesa” é um legado da Missão Artística Francesa, realizada durante o século XIX, que introduziu no páis diversas abordagens artísticas, sendo a técnica francesa uma das mais populares.
O evento de hoje à noite celebra a parceria artística de Bety Alvarenga, professora e mentora, e Luciene Pita, aluna, que, juntas, buscam expandir e estimular os brasilienses a conhecerem a arte francesa. Em exibição na galeria Espelho D’água, a mostra “Perspectivas no Olhar” é aberta ao público e vai até 29 de novembro.
*Com informações do Conselho Curador de Cultura da CLDF