Comissão na CLDF aprova calendário e terá reuniões abertas à sociedade

Na primeira reunião do ano, os integrantes da CESC definiram que farão reuniões quinzenais: no início de cada mês, para votações, e a outra para debater temas nas áreas de educação, saúde e cultura

Na tarde desta segunda-feira (6), a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa aprovou o calendário de reuniões do colegiado. Os encontros vão acontecer quinzenalmente às segundas-feiras, às 14h, sendo que a primeira reunião de cada mês será destinada à apreciação dos itens da pauta de votações, e a segunda será aberta à sociedade civil organizada para debater assuntos afins à comissão, além de votações extraordinárias. Já dentro dessa proposta, no próximo dia 27, a CESC promoverá um balanço dos eventos do carnaval no DF.

Com a participação de todos os integrantes – deputados Gabriel Magno (PT), Dayse Amarilio (PSB), Thiago Manzoni (PL), Jorge Vianna (PSD) e Ricardo Vale (PT) –, a reunião presencial foi transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e pelo canal da CLDF no YouTube.

Nomeação

No encontro de hoje, o presidente da CESC, deputado Gabriel Magno, elogiou o GDF pela nomeação de novos servidores da saúde hoje. Jorge Vianna também comemorou: “É uma oxigenação na área”, disse. Por outro lado, chamou a atenção para o déficit de cerca de 5 mil técnicos de enfermagem.

 

 

Profissional desta área, a deputada Dayse Amarilio, por sua vez, destacou que o piso para a categoria representa a valorização desses trabalhadores e vai reverberar na qualidade da assistência aos usuários. Ela lembrou que um enfermeiro ganha menos de R$ 2 mil e um técnico de enfermagem recebe apenas um salário mínimo por cerca de 44 horas de trabalho. Já o deputado Thiago Manzoni ressaltou a importância da CESC para o aprimoramento dos serviços de saúde no DF, onde as necessidades são prementes.

Semana Pedagógica

Ainda na reunião, o deputado Gabriel Magno saudou o início da Semana Pedagógica, destinada ao planejamento do ano letivo na rede pública de ensino. No entanto, alertou que metade dos professores estão em regime de contratação temporária e não devem participar do evento. Magno defendeu a nomeação imediata de servidores da área de educação aprovados no último concurso.

Nesse sentido, o deputado Ricardo Vale (PT) criticou a falta de reajuste para os servidores do Distrito Federal, sendo a reposição salarial um dos compromissos da bancada de seu partido a fim de melhorar as áreas de saúde, educação e cultura, focos de atuação da CESC.

Por Franci Moraes – Agência CLDF

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui