Especialista do Gran Cursos dá dicas para o certame
Por ASCOM/Gran Cursos
O concurso Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (PPGG DF) está com banca definida. O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) será responsável pela seleção para os cargos de Gestor e Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF, ambos de nível superior. São 1.400 vagas, sendo 250 para provimento imediato e 1.150 para formação do cadastro de reserva, um quantitativo de vagas incomum para a carreira de gestão. Os salários iniciais são de R$ 7.760, para o cargo de Gestor, e R$ 4.940, para Analista. Com a definição da banca, o edital deve ser publicado a qualquer momento. Pensando nisso, a equipe do Gran Cursos Online fez um levantamento com informações sobre o cargo e dicas para quem quer se preparar para o certame.
Segundo o professor do Gran Cursos Online, Anderson Ferreira, esse concurso é muito aguardado pelo Governo do Distrito Federal pois há uma grande demanda represada há muitos anos, já que o último concurso da área foi em 2002. De acordo com Anderson, na época as nomenclaturas eram Analista e Técnico de Gestão Pública, ambas com nível médio. Em 2013 a carreira foi reestruturada e o antigo Analista passou a ser Gestor, assim como o técnico virou Analista. As mudanças mostram que a carreira está querendo se equiparar também em termos remuneratórios com a esfera federal.
Política DF: A riqueza cultural do Distrito Federal não se concentra apenas no Plano Piloto. A diversidade e criatividade do brasiliense está presente em todas as regiões administrativas (RAs), com identidades únicas… O fornecimento de energia será interrompido em endereços do Paranoá, nesta segunda-feira (23), das 12h às 18h, devido à modernização da rede elétrica. A medida impacta o Condomínio Euller Paranhos,… A ESPN encerrou o ano com um resultado expressivo no mercado publicitário ao comercializar 23 cotas de patrocínio para as transmissões de seus torneios de tênis e futebol em 2025…. “O voo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado”. As palavras de Rubem Alves, na entrada da Escola Técnica Deputado Juarezão, em Brazlândia, ganharam mais significado para a estudante… Após uma década fechada, a Sala Martins Pena reabriu suas portas para receber uma nova geração de brasilienses. Chegou a vez de os pequenos conhecerem de perto como é o… William Bonner revelou em seu perfil do Instagram, neste sábado (21), que sofreu um acidente durante uma atividade física. Nos comentários da postagem, César Tralli reagiu ao problema enfrentado pelo… Local por onde circulam cerca de 650 mil pessoas por dia, a Rodoviária do Plano Piloto recebeu uma ação de combate à dengue neste domingo (22). A medida promovida pela… Operação do Comando do Policiamento Rodoviário (CPR) inclui patrulhamentos ostensivos, abordagens e outras ações de fiscalização e conscientização (Foto: PMGO) Com a chegada das festas de final de ano e… Depois de 19 anos convivendo com o HIV, Maria (nome fictício), de 38 anos, encontrou no Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin) um espaço de cuidado que transformou sua rotina…. Natal do Bem 2024 vai funcionar em horário especial nos dias 24 e 31 de dezembro, nesses dias o público poderá se divertir na maior festa natalina gratuita do Brasil…
Confira mais informações sobre o concurso:
Onde o profissional vai atuar?
Os aprovados serão vinculados à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, e a atuação pode ser em diversos órgãos e secretarias, porém sempre na área administrativa, com foco em gestão de processos, recursos e planejamento.
Sobre a quantidade de vagas
Dada a quantidade de cargos vagos e a necessidade de profissionais, a expectativa é que todo o cadastro reserva seja chamado. Isso porque, de acordo com informações do Portal da Transparência, há mais de 2.700 cargos vagos para analista e cerca de 1.742 para gestor, o que aumenta as chances de convocação.
Dicas de estudo
1- Com a definição da banca, uma dica importante é que o concurseiro treine com questões da IADES ou bancas com perfil similar.
2- Em conhecimentos básicos, é provável que as disciplinas cobradas sejam: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Tecnologia da Informação, Raciocínio Lógico Quantitativo e Conhecimentos de Estatística, Conhecimentos de Direito Público e Realidade Integrada de Desenvolvimento do DF (RIDE DF).
3- Já em conhecimentos específicos, a estimativa é que sejam cobrados conteúdos de Gestão Governamental, Economia (é provável que essa disciplina seja cobrada apenas no cargo de Gestor) e Ciência Política.
4- A disciplina Gestão Governamental é um dos diferenciais do concurso, pois é uma matéria peculiar da carreira, difícil de ser aproveitada para outros concursos. O conteúdo inclui administração geral e pública, orçamento, gestão de pessoas, entre outros.
5- Em Ciência Política é cobrado também conteúdo de políticas públicas. Trata-se, basicamente, de uma administração geral e pública mais técnica e mais aprofundada, em um nível mais acadêmico.
Veja também: