Especialista do Gran Cursos dá dicas para o certame
Por ASCOM/Gran Cursos
O concurso Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (PPGG DF) está com banca definida. O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) será responsável pela seleção para os cargos de Gestor e Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF, ambos de nível superior. São 1.400 vagas, sendo 250 para provimento imediato e 1.150 para formação do cadastro de reserva, um quantitativo de vagas incomum para a carreira de gestão. Os salários iniciais são de R$ 7.760, para o cargo de Gestor, e R$ 4.940, para Analista. Com a definição da banca, o edital deve ser publicado a qualquer momento. Pensando nisso, a equipe do Gran Cursos Online fez um levantamento com informações sobre o cargo e dicas para quem quer se preparar para o certame.
Segundo o professor do Gran Cursos Online, Anderson Ferreira, esse concurso é muito aguardado pelo Governo do Distrito Federal pois há uma grande demanda represada há muitos anos, já que o último concurso da área foi em 2002. De acordo com Anderson, na época as nomenclaturas eram Analista e Técnico de Gestão Pública, ambas com nível médio. Em 2013 a carreira foi reestruturada e o antigo Analista passou a ser Gestor, assim como o técnico virou Analista. As mudanças mostram que a carreira está querendo se equiparar também em termos remuneratórios com a esfera federal.
Política DF:
A paulista Luisa Stefani faturou neste sábado (24) o título de duplas do WTA 500 de Estraburgo (França) ao lado da húngara Timea Babos. É a segundo troféu de Stefani…
A paulista Luisa Stefani faturou neste sábado (24) o título de duplas do WTA 500 de Estraburgo (França) ao lado da húngara Timea Babos. É a segundo troféu de Stefani…
Refúgio no Cerrado às margens do Lago Corumbá IV, Quinta Ecopark oferece a Operação Inverno, com aulas de pilotagem de drone, oficina de plantio de árvores, oficina de culinária, terapias…
O carioca Hugo Calderano, de 28 anos, escreveu mais um capítulo inédito na história do tênis de mesa sul-americano ao se classificar à final do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa,…
O Cerrado Basquete recebe o AD Santo André neste domingo (25), em mais uma disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa). A TV Brasil transmite o jogo, a partir das…
A Rádio Nacional acompanha os confrontos Fluminense x Vasco e Palmeiras x Flamengo pela décima rodada do Campeonato Brasileiro da Série A neste fim de semana. O clássico estadual entre os clubes cariocas é atração…
O senador Eduardo Girão (Novo-CE), em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (23), anunciou que já conseguiu o número de assinaturas necessário para instaurar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para…
Senadores manifestaram pesar pela morte do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, aos 81 anos, em Paris, na França. Reconhecido internacionalmente pelos registros de temas sociais e ambientais, Sebastião Salgado nasceu em…
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senador licenciado Carlos Fávaro, participará de audiência pública na Comissão de Agricultura (CRA). Os senadores aprovaram requerimento que convida o ministro para falar…
O Plenário do Senado vai realizar uma sessão especial na terça-feira (27), a partir das 10 horas, para celebrar os 120 anos de atuação do Grupo Energisa no setor elétrico…
Confira mais informações sobre o concurso:
Onde o profissional vai atuar?
Os aprovados serão vinculados à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, e a atuação pode ser em diversos órgãos e secretarias, porém sempre na área administrativa, com foco em gestão de processos, recursos e planejamento.
Sobre a quantidade de vagas
Dada a quantidade de cargos vagos e a necessidade de profissionais, a expectativa é que todo o cadastro reserva seja chamado. Isso porque, de acordo com informações do Portal da Transparência, há mais de 2.700 cargos vagos para analista e cerca de 1.742 para gestor, o que aumenta as chances de convocação.
Dicas de estudo
1- Com a definição da banca, uma dica importante é que o concurseiro treine com questões da IADES ou bancas com perfil similar.
2- Em conhecimentos básicos, é provável que as disciplinas cobradas sejam: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Tecnologia da Informação, Raciocínio Lógico Quantitativo e Conhecimentos de Estatística, Conhecimentos de Direito Público e Realidade Integrada de Desenvolvimento do DF (RIDE DF).
3- Já em conhecimentos específicos, a estimativa é que sejam cobrados conteúdos de Gestão Governamental, Economia (é provável que essa disciplina seja cobrada apenas no cargo de Gestor) e Ciência Política.
4- A disciplina Gestão Governamental é um dos diferenciais do concurso, pois é uma matéria peculiar da carreira, difícil de ser aproveitada para outros concursos. O conteúdo inclui administração geral e pública, orçamento, gestão de pessoas, entre outros.
5- Em Ciência Política é cobrado também conteúdo de políticas públicas. Trata-se, basicamente, de uma administração geral e pública mais técnica e mais aprofundada, em um nível mais acadêmico.
Veja também: