Parlamentares republicanos defendem viagem do ex-presidente brasileiro
Integrantes do Congresso dos Estados Unidos se manifestaram nesta quinta-feira (16) contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou o pedido de Jair Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Donald Trump. Em uma publicação no X, o Partido Republicano do Comitê de Relações Exteriores da Câmara descreveu Bolsonaro como “patriota” e “amigo da América”.
A decisão de Moraes seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República, que considerou não haver interesse público na viagem de Bolsonaro, argumentando que ele não exerce função oficial que justifique sua presença na cerimônia. Moraes ainda destacou que há sinais de que o ex-presidente poderia usar a viagem para fugir do país e evitar uma possível prisão.
O Comitê Republicano reforçou seu posicionamento afirmando que Bolsonaro deveria ter permissão para comparecer ao evento, destacando a relação de proximidade entre o ex-presidente brasileiro e os Estados Unidos.
A negativa gerou reações também no Brasil, onde Bolsonaro criticou a decisão, chamando-a de “ativismo judicial”. Ele continua sendo investigado em diversas frentes e teve o passaporte retido como medida cautelar.