Empresa norueguesa promete estrear novidade até 2023
Por Rogério Cirino
A empresa de cruzeiros de aventura Hurtigruten Norway revelou planos para lançar um navio elétrico, com emissões zero e velas retráteis cobertas por painéis solares, que está previsto para estrear em 2030. A companhia, que atualmente possui oito navios com capacidade para 500 passageiros cada, oferece viagens ao longo da costa norueguesa de Oslo até o Círculo Polar Ártico.
A CEO da Hurtigruten Norway, Hedda Felin, espera que essa inovação possa inspirar todo o setor marítimo, apesar de vir de uma empresa pequena. O projeto, chamado “Sea Zero”, foi anunciado pela primeira vez em março de 2022. Desde então, a empresa tem trabalhado com 12 parceiros marítimos e o instituto de pesquisa norueguês SINTEF para explorar soluções tecnológicas que possam viabilizar viagens marítimas livres de emissões.
O projeto utilizará principalmente baterias de 60 megawatts, que podem ser recarregadas nos portos. É importante ressaltar que a energia utilizada para carregar as baterias também será proveniente de fontes limpas, já que as energias renováveis representam 98% do sistema elétrico da Noruega. Gerry Larsson-Fedde, vice-presidente sênior de operações marítimas da Hurtigruten Norway e responsável pela ideia do navio de emissão zero, estima que as baterias terão uma autonomia de 300 a 350 milhas náuticas. Durante uma viagem de ida e volta de 11 dias, o navio teria que recarregar as baterias cerca de sete ou oito vezes.
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Para reduzir a dependência das baterias, o navio contará com três velas retráteis que se elevam do convés quando há vento, atingindo uma altura máxima de 50 metros. Essas velas poderão ser ajustadas de forma independente, encolhendo para passar por baixo de pontes ou alterando seu ângulo para capturar mais vento. As velas serão cobertas por um total de 1,5 mil metros quadrados de painéis solares, que gerarão energia para recarregar as baterias durante a navegação. Os níveis de carga das baterias serão exibidos na lateral do navio.
A Noruega, mesmo durante o inverno, ainda recebe luz solar no sul e desfruta de sol 24 horas por dia no verão. A empresa aproveitará o sol da meia-noite para alimentar o navio. A embarcação terá 270 cabines para acomodar 500 passageiros e 99 tripulantes. Sua forma simplificada reduzirá a resistência ao ar, contribuindo para uma maior eficiência energética. A bordo, os passageiros poderão monitorar seu consumo pessoal de água e energia por meio de um aplicativo móvel interativo, permitindo-lhes minimizar seu impacto climático.
O transporte marítimo é responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa, de acordo com a Organização Marítima Internacional (OMI). Em 2018, a OMI estabeleceu a meta de reduzir as emissões do setor em pelo menos 50% até 2050. Esse objetivo impulsionou o surgimento de projetos de embarcações ecologicamente corretas, incluindo um transportador de carros transatlântico, vários tipos de cargueiros com velas retráteis e até mesmo um navio de cruzeiro com velas sólidas dobráveis do estaleiro Chantiers de Atlanique. No entanto, a maioria desses projetos ainda depende de motores que utilizam combustíveis fósseis.
A Hurtigruten Norway tem buscado soluções de transporte sustentável há algum tempo. Em 2019, eles lançaram o primeiro navio de cruzeiro híbrido com bateria do mundo. Atualmente, a empresa está convertendo o restante de sua frota de expedição para energia híbrida de bateria.
Nos próximos dois anos, a Hurtigruten Norway realizará testes das novas tecnologias antes de finalizar o projeto em 2026. A produção do navio está prevista para começar em 2027, e a embarcação deve entrar em águas norueguesas em 2030. A empresa tem como objetivo transformar gradualmente toda a sua frota em navios de emissão zero.