Contas públicas podem colapsar em 2027, alerta diretor da XP

Foto: Gazeta

Em entrevista à CNN, Rafael Furlanetti defende revisão de incentivos fiscais e cooperação entre os Três Poderes para evitar desequilíbrio fiscal

As contas públicas brasileiras podem entrar em colapso a partir de 2027, caso não haja cooperação entre os Três Poderes para garantir o equilíbrio fiscal. O alerta foi feito por Rafael Furlanetti, presidente da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord) e sócio-diretor institucional da XP, em entrevista ao programa CNN Money nesta segunda-feira (2).

Furlanetti defendeu uma atuação conjunta entre Executivo, Legislativo e Judiciário, com foco na revisão dos incentivos fiscais. Segundo ele, todos os setores devem contribuir para evitar a crise. “Está no momento de todo mundo abrir mão de parte para a construção de um todo”, afirmou.

O executivo também destacou que a iniciativa privada não pode se limitar a proteger seus próprios interesses. “Se a economia for bem, vai todo mundo ganhar. O empresário, o Executivo e, principalmente, o cidadão brasileiro”, disse.

A declaração ocorre após a polêmica envolvendo o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) anunciado pelo governo no fim de maio. A medida gerou forte reação no mercado e no Congresso, o que levou à revisão de alguns pontos. Para Furlanetti, o episódio pode ter efeito positivo ao fomentar o debate sobre a necessidade de um Estado mais eficiente.

Entre as alternativas sugeridas por Furlanetti para aumentar a arrecadação sem elevar impostos, está a venda do excedente de petróleo. “Não é nenhuma ‘maracutaia fiscal’, está só leiloando o excedente”, disse, apontando potencial de até R$ 20 bilhões em receita.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que mudanças mais amplas no regime fiscal devem ocorrer somente após as eleições de 2026, pois o ambiente político atual dificulta a aprovação de medidas impopulares. “Estamos na antevéspera de um processo eleitoral, e o Congresso não vai querer votar algo que seja de certa forma conflituoso”, declarou.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui