Cpi do MST ouve os Ministros Rui Costa e Paulo Teixeira nesta semana

Audiências serão nesta quarta-feira (9) e na quinta-feira (10), respectivamente. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que investiga a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebe dois Ministros nesta semana:

Por Rogerio Cirino

Rui Costa, da Casa Civil, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário. Costa irá à CPI nesta quarta-feira (9), às 14h. Já Paulo Teixeira é esperado na quinta-feira (10). Ministro e ex-governador da BA. A convocação do ministro-chefe da Casa Civil é resultado de um requerimento do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI do MST.

O parlamentar argumenta que Rui Costa, enquanto governador da Bahia, não se esforçou para impedir invasões de terra pelo movimento.

Salles também pretende que o ministro preste esclarecimentos sobre a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), sob o comando da Casa Civil, em relação ao MST. Outros requerimentos com o mesmo objetivo foram protocolados depois.

Veja também:

A diminuição dos gastos públicos entrou no centro do debate político e econômico nos últimos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já anunciou a necessidade de cortes nas despesas…

Palco de diferentes manifestações culturais, o Eixão do Lazer recebe, neste domingo (7), a 4ª Feira Capital Cult. O evento promove a união de diversas formas de entretenimento, com uma…

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as…

Artes: Fábio Nascimento/Agência Brasília Com a chegada da seca, nada melhor do que explorar as maravilhas naturais que o Distrito Federal tem a oferecer. Em meio ao Cerrado brasiliense, as…

Relacionadas O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (3/7), da quinta edição do Seminário de Direito Administrativo Sancionador. Realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), em parceria com o…

Relacionadas Seguindo o compromisso de aprimorar cada vez mais a qualidade na assistência à saúde dos mineiros, o Governo de Minas publicou, nesta quarta-feira (3/7), a primeira etapa da homologação…

Na madrugada deste domingo, 07, a Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo no Paranoá. Os policiais do 20º Batalhão realizavam patrulhamento na Avenida Comercial,…

O domínio de outros idiomas abre um leque de oportunidades profissionais e de desenvolvimento pessoal. A rede pública de ensino do Distrito Federal oferece ensino bilíngue em quatro unidades educacionais:…

Relacionadas Minas Gerais já investiu mais de R$ 16 milhões de 2019 até agora na melhoria da infraestrutura de aeródromos e aeroportos no estado, com a realização de obras em…

Ter problemas ao consumir um produto ou utilizar um serviço é uma dor de cabeça que ninguém deseja ter. No entanto, existe um remédio certo para isso: acionar o Instituto…


 

A convocação não foi bem recebida por partidos da base do governo. O PT chegou a afirmar que iria recorrer à Mesa Diretora da comissão para barrar a obrigação de Rui Costa comparecer. Entretanto, a audiência deve ocorrer. Atuação de ministério. Já o ministro do Desenvolvimento Agrário deve prestar esclarecimentos sobre a atuação da pasta em meio às ações do MST.

Pedido por mais tempo. Há também expectativa de que o presidente da comissão, deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), peça a prorrogação dos trabalhos do colegiado por mais 60 dias na próxima sessão.

A decisão é do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas Zucco quer o apoio da CPI antes de levar o pedido para a presidência da Casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui