Criado pela Setur, Programa Acolher é renovado por 45 dias

Iniciativa é voltada para servidores da Secretaria de Saúde que estão no atendimento aos pacientes viítimas da Covid-19 

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: MÔNICA PEDROSO 

O contrato do Programa Acolher foi renovado até o dia 16 de agosto. Com isso, a iniciativa promovida pela  Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Saúde continuará a oferecer hospedagem, por mais 45 dias, aos servidores que trabalham no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), sendo estendida aos profissionais das demais unidades de saúde públicas que atuam na linha de frente do combate ao Covid-19.Até 250 servidores da Secretaria de Saúde, incluindo os 95 do Hran que já estavam hospedados, ficarão nos hotéis Grand Bittar e América Bittar. Os profissionais da saúde têm ficado em apartamentos individuais (single), com direito a café da manhã, almoço e jantar.

Os servidores que têm direito às hospedagens são aqueles envolvidos no atendimento presencial dos pacientes suspeitos ou diagnosticados com a Covid-19, que residem com pessoas do grupo de risco e precisam ser afastados de suas residências temporariamente.

“ Nesse momento por determinação do nosso Governador , seguindo as diretrizes da Secretaria de saúde e com o apoio da Secretaria de economia , a Setur renovou o contrato e estamos muito felizes por isso “, explicou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

De acordo com o secretário adjunto Executivo de Saúde, Paulo Ricardo Silva, a determinação do governador Ibaneis Rocha e do secretário de Saúde, Francisco Araújo, foi no sentido de manter as tratativas com as áreas envolvidas, e da Secretaria de Economia garantir a descentralização do recurso para assegurar o pagamento da hospedagem.

Cuidados

“Como o próprio nome do Programa revela, a pedido do Governador criamos um projeto para a Saúde com o objetivo de proteger os profissionais de saúde e suas famílias da Covid 19, evitando o contato após um dia de trabalho e os acolhemos com muito carinho nos hotéis que foram selecionados “, ressaltou a secretária Vanessa.

“Sabemos que no momento em que o profissional de saúde sai do hospital há um grande receio de contaminar seus familiares. O Programa Acolher traz mais tranquilidade a esses servidores que atuam na linha de frente contra a Covid-19, especialmente nesse momento de pico da pandemia. Por isso, houve uma conjunção de esforços para manter a iniciativa”, afirmou Paulo Ricardo Silva.

O gestor destaca que em nenhum momento houve, por parte do Governo do Distrito Federal (GDF), em especial pela Secretaria de Saúde, a intenção de suspender ou acabar com o Programa Acolher.

A seleção dos trabalhadores foi feita por meio de uma plataforma administrada pela Secretaria de Saúde e contemplou, na primeira etapa, os profissionais lotados no Hran, mas já vislumbrava a possibilidade de ser ampliada.

Contratação

A contratação direta do hotel foi realizada por meio de Dispensa de Licitação, fundamentada na Lei nº 13.979/2020 e suas alterações. O resultado da seleção foi publicado em 18 de maio, na edição extra B do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A holding Phenicia, empresa vencedora do certame, teve a documentação analisada pela equipe da Secretaria de Saúde e atendeu a todos critérios estabelecidos no projeto básico. Ela engloba os hotéis Grand Bittar e América Bittar.

Protocolo

Os hotéis têm adotado um protocolo para receber os hóspedes. Além de desinfetar todas as superfícies de contato frequentemente, especialmente maçanetas, corrimões, balcões, botões de elevadores, os quartos recebem um cuidado extra. Eles são higienizados utilizando as etapas de limpeza e desinfecção.

A varredura e a espanação seca são contraindicadas em qualquer área, pois espalham poeira e micro-organismos no ambiente. Por isso, utilizam a varredura molhada, com panos e esfregões. Quanto à desinfecção, são usados os mesmos produtos químicos utilizados para a desinfecção hospitalar.

Reprodução: BSB TIMES

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