A chuva registrada na segunda-feira (7) reforçou a chegada da primavera e também o trabalho preventivo do Governo do Distrito Federal (GDF) contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Nesta terça-feira (8), a força-tarefa da Secretaria de Saúde percorreu diversos endereços residenciais do Cruzeiro, com a expectativa de visitar mais de 100 imóveis.
“Agora que as chuvas devem começar de vez, a gente está passando de casa em casa para orientar os moradores sobre o aumento da dengue nesse período do ano. Estamos levando observações gerais sobre o mosquito e a doença para conscientizar”, afirmou a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental Sul, Sandra Silva.
Com o período chuvoso, há maior risco de proliferação do inseto. O acondicionamento irregular de lixo e qualquer recipiente que possa acumular água são chamarizes para que o mosquito se reproduza. O zelador João Izídio da Silva, 59 anos, fez questão de abrir as portas do condomínio onde trabalha, na Quadra 2.
“O meu trabalho de zelador já é para garantir que tudo esteja limpo, mas com os especialistas a gente consegue ter certeza de impedir a proliferação do mosquito. As pessoas dos apartamentos também devem colaborar para a gente não ter aumento nos casos”, disse João.
A boa iniciativa também foi tomada pelo servidor público Antônio Fernandes Neto, 54. Ele foi um dos moradores do condomínio que receberam os agentes: “Muito bom recebê-los para fazer essa inspeção e verificar os focos da dengue. Olharam os ralos, box e vasos. É muito importante ter essas ações porque a doença parece que está cada vez mais poderosa”.
Conscientização desde cedo
Além das visitas domiciliares, o GDF orienta sobre o tema em escolas. Para este segundo semestre, o governo já iniciou as ações preventivas contra a dengue nas instituições de ensino públicas. O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 25, em Ceilândia, foi o primeiro a receber os agentes para conscientizar alunos e funcionários sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. Por meio de palestras para estudantes da rede pública, a ação pretende aumentar a conscientização dos brasilienses sobre a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Medidas preventivas
O Aedes aegypti é um mosquito pequeno, de cor escura e com listras brancas no corpo e nas pernas. Ele se reproduz em água parada, o que significa que qualquer recipiente, por menor que seja, pode se tornar um criadouro. Vasos de plantas, pneus, garrafas e até mesmo tampinhas de garrafas são locais ideais para o inseto depositar seus ovos.
Confira as principais ações de cuidados para evitar a proliferação do mosquito
- Elimine focos de água parada. Verifique semanalmente sua casa e quintal para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água. Mantenha caixas d’água, tonéis e barris bem tampados
- Use repelentes. Aplicar repelente nas partes expostas do corpo ajuda a evitar picadas. Reaplique conforme as instruções do fabricante, especialmente se estiver ao ar livre
- Proteja a casa. Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos. Mosquiteiros sobre as camas também são uma boa opção
- Mantenha-se informado. Acompanhe as campanhas de conscientização e siga as orientações das autoridades de saúde.