O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) denunciou à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) uma tentativa de extorsão envolvendo chantagens e pedidos de nomeações em troca da retirada de denúncias contra ele.
Dois boletins de ocorrência foram registrados na 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires), na quinta-feira (15/5), pelo advogado do parlamentar, Fellipe Fragoso Souza. Segundo as informações prestadas à polícia, os casos envolvem tentativas explícitas de obter vantagens indevidas para silenciar acusações de assédio sexual.
De acordo com o relato, em fevereiro de 2024, Ítalo da Silva Miranda, 44 anos, se apresentou como representante de duas mulheres que acusam o deputado de assédio. Em um áudio entregue à polícia, Ítalo pede cargos públicos e dinheiro em troca do fim das denúncias.
“Estou precisando de cargo para elas. E a garantia que o Daniel vai manter elas enquanto for base do governo. Essa gestão aí tem três anos pela frente”, diz Ítalo na gravação. Ele ainda pede que as nomeações não sejam feitas no Zoológico ou na Administração Regional do Gama, locais vinculados a Donizet, “para não levantar suspeitas”. Além dos cargos, solicita “150”, valor que seria em dinheiro.
Ítalo ainda garante que, após as nomeações, entregaria ao advogado todo o material que possui sobre o caso, e que as denunciantes retirariam o processo: “Assim que você disser que está fechado, vou sentar com elas e conversar. As meninas vão tirar o processo, vão anular tudo.”
Além de Donizet, o chefe de gabinete do deputado e a administradora regional do Gama também registraram boletins de ocorrência.
Fonte: Portal Metropoles com modificações
Confira abaixo áudio obtido pelo portal Metropole com a íntegra.