A mudança acontecerá, de forma experimental, nas quadras 506/706 e 507/707 Sul, a partir deste domingo (25)
Por Valquíria Cunha, SCOM/DETRAN-DF
Neste domingo (25), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai permitir o fluxo de veículos no cruzamento entre as quadras 506/706 e 507/707 da W3 Sul. O trânsito permanecia totalmente fechado no trecho, aos domingos e feriados, das 6h às 17h, devido o projeto Viva W3, que acontece na via desde junho deste ano.
A medida de tem caráter experimental e foi pensada em conjunto pelo Detran e pela Secretaria de Governo com o objetivo de atender uma demanda dos comerciantes e moradores da região, além de dar maior mobilidade ao trânsito por facilitar o acesso às quadras 100 e 300.
Leia também?
Audiência confirma baixos estoques de EPI e outros insumos em unidades de saúde
Impeachment do governador do Amazonas: equipe do Fantástico em Manaus para cobrir operação Sangria
Aos 80 anos, Pelé é homenageado pela Fifa
Para garantir a segurança de quem circular pela via, o efetivo de agentes de trânsito será reforçado no cruzamento onde o trânsito de veículos estará liberado. Painéis luminosos serão utilizados para indicar a passagem de carros e motos no local. O fluxo de pedestres e ciclistas será direcionado para o canteiro central, que deverão aguardar antes de iniciar a travessia. O acesso dos moradores das quadras 703 a 707 continuará liberado, ocorrendo sempre pela última faixa de rolamento à direita da pista (faixa exclusiva), conforme já acontece desde o início do projeto.
O Detran orienta que condutores e pedestres fiquem atentos, pois os semáforos do cruzamento (das quadras 506/706 e 507/707) estarão funcionando normalmente.
Educação de trânsito
A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran realizará ações educativas a fim de alertar os usuários sobre a mudança e os cuidados necessários para transitar em segurança pela via.
Projeto Viva W3
O Viva W3 foi lançado em junho deste ano e, entre outras ações do GDF, faz parte do projeto de revitalização da mais tradicional avenida comercial de Brasília. Surgiu também como uma opção de lazer gratuita e ao ar livre quando o Parque da Cidade D. Sarah Kubitschek ainda estava fechado por causa da pandemia do novo coronavírus e só o Eixão do Lazer passou a ser liberado.