A Secretaria de Educação do DF (SEEDF) anunciou a distribuição de kits de alimentação para 18 mil alunos de 70 escolas da área rural a partir desta quinta-feira (14/05). Cada regional de ensino tem seu calendário, que pode ser conferido no fim desta matéria.
Fonte: Metrópoles – Marc Arnoldi
As regiões atendidas são Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Brazlândia, Sobradinho, Gama, Plano Piloto, Paranoá e São Sebastião.
A logística de entrega foi montada por cada regional de ensino para evitar aglomerações e o consequente risco de propagação da Covid-19. Além da divulgação pelos canais da Secretaria de Educação, os pais serão avisados pelas direções das unidades de ensino quanto a datas e horários para buscarem os kits diretamente nas escolas.
Composição
Segundo a Secretaria, o kit contém alimentos suficientes para 32 dias letivos. A quantidade é calculada para o estudante, que é o atendido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que não autoriza nenhum outro critério.
O conjunto dos produtos equivale à oferta de duas refeições/dia pelo estudante das áreas do campo, mesma quantidade de refeições diárias que tem na escola. Todos estes alimentos estavam guardados nas escolas. O valor nutricional do kit leva em conta a idade do estudante e é baseado nas normas do FNDE, mas a oferta de carne ficou inviável por razões sanitárias.
A pasta reforça que os kits representam um programa diferentes dos projetos Bolsa Alimentação, cujos pagamentos também começam nesta quinta-feira (14/05) e Bolsa Alimentação Creche. Estes são operados via cartão de crédito do BRB e atendem todas as crianças de creches vinculadas ao poder público ou mantidas pelo poder público e os estudantes das demais etapas cujas famílias sejam beneficiárias do Bolsa Família.
Os créditos dependem da quantidade de refeições que os estudantes faziam na escola e foram calculados segundo os valores por refeição do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No caso das creches, o valor é de R$ 150,00 por criança e foi calculado com base no repasse mensal total per capita às instituições.
BSB TIMES