Dia animado no Parque chama a atenção para o consumo da água

Caminhada organizada pela Caesb e Adasa teve bom público e lições sobre preservação. Dia mundial do maior bem natural é celebrado no próximo dia 22

O Parque da Cidade estava cheio na manhã deste domingo (19) para lembrar do consumo consciente da água. Muita gente preparou o tênis novo, boné e vestiu um colete para participar da ‘Caminhada da Água’. O evento, que além do percurso de 4 km reuniu outras atrações, contou com mais de 500 participantes e foi promovido pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa).

Promovida pela Caesb e Adasa, a Caminhada da Água reuniu cerca de 500 pessoas no Parque da Cidade para alertar sobre o consumo consciente do maior bem natural que temos | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A proposta dos dois órgãos foi chamar a atenção sobre a preservação e o uso do nosso maior bem natural e promover uma reflexão sobre os hábitos de consumo. Vale lembrar que no próximo dia 22 é o Dia Mundial da Água e a Caesb levou para o evento uma mini estação de tratamento de água e um jogo de tabuleiro educativo, dentre outros atrativos.

Ester e Mirailde suaram a camisa na manifestação comemorativa. A filha “amou” participar do evento; a mãe diz que atua como “fiscal” do uso da água em sua casa

Moradora de Planaltina, a microempreendedora Mirailde Amorim, 45, levou a filha Ester, 13, para suar a camisa e aprender um pouco. “Lá em casa, sou como uma ‘fiscal’ do uso da água. Sempre verifico se não ficou uma torneira aberta, acompanho uso da máquina de lavar, os banhos diários. E procuro passar isso pros meus filhos”, contou Mirailde. “Estou amando estar aqui. Essa questão ambiental, de saber que a água pode vir a acabar um dia é tudo muito importante pra gente”, observou Ester.

“Temos disponibilidade hídrica aqui no DF, todos podem ficar tranquilos.E asseguro que temos uma água excelente para o consumo da população e muito bem-tratada. Mas pedimos que tenham consciência e usem com moderação”Pedro Cardoso, presidente da Caesb

A professora Mônica Lucena, 62, lembrou que o desperdício da água é uma preocupação cada vez mais atual. “Ninguém vive sem água e é um bem finito. Se cada um fizer sua parte, poderemos ter um mundo melhor. Água doce no mundo tem uma porcentagem mínima e o Brasil, apesar de ter bastante, precisa cuidar”, recomendou.

Além de participarem da atividade física, os presidentes da Caesb, Pedro Cardoso, e da Adasa, Raimundo Ribeiro, relembraram a importância da educação ambiental na vida das pessoas. “Quando nós celebramos, fazemos essa festa com a Caesb. A ideia é criar um dia de consciência para que as pessoas percebam que podemos ter água para toda vida, desde que saibamos utilizá-la”, pontuou Ribeiro.

Usar com moderação

“Temos disponibilidade hídrica aqui no DF, todos podem ficar tranquilos. E asseguro que temos uma água excelente para o consumo da população e muito bem-tratada. Mas pedimos que tenham consciência e usem com moderação”, acrescentou Cardoso.

Órgãos como o Detran e o Zoológico também participaram com ações educativas para a criançada. Além disso, Caesb aproveitou o dia festivo para apresentar sua mascote, a boneca Cristal, que estará presente nas ações da companhia.

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui