Dia da Mulher realiza mais de 27 mil atendimentos em 17 edições


O Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou mais de 27 mil atendimentos em 17 edições. Só na última edição, realizada na segunda-feira (7), foram mais de 2 mil atendimentos. O projeto oferece serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Dia da Mulher da DPDF oferece serviços gratuitos para o público feminino em situação de vulnerabilidade; só na última edição, foram mais de 2 mil atendimentos | Fotos: Divulgação/DPDF

A iniciativa teve início em maio de 2023, no Nuclão da DPDF. Desde então, na primeira segunda-feira de cada mês, o Dia da Mulher apresenta uma abordagem mais abrangente e holística para lidar com os diversos desafios enfrentados pelo público feminino, oferecendo serviços nas áreas de saúde e segurança, acesso à Justiça e oportunidades econômicas.

O Dia da Mulher concorre à 21ª edição do Prêmio Innovare, que homenageia práticas que garantem a dignidade da pessoa humana ao atender necessidades básicas

“Ao dedicar um dia inteiro para atender exclusivamente mulheres em situação de vulnerabilidade, a DPDF reafirma sua missão de garantir acesso à Justiça para todos, promovendo a inclusão social e combatendo desigualdades. Iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a rede de proteção do público feminino e oferecer ferramentas concretas para enfrentar os desafios da vida cotidiana com mais dignidade e apoio jurídico”, afirma a subdefensora pública-geral e coordenadora do evento, Emmanuela Saboya.

O Dia da Mulher concorre à 21ª edição do Prêmio Innovare, que homenageia práticas que garantem a dignidade da pessoa humana ao atender necessidades básicas, como saúde, educação, cultura e renda, ou que têm o objetivo de eliminar as desigualdades sociais, contribuindo para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Atendimentos gratuitos

A edição de setembro do Dia da Mulher bateu recorde de serviços ofertados, com a participação de 22 parceiros. Na área da saúde, a iniciativa conta com atendimentos odontológicos e médicos, fisioterapeutas, psicológicos, exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero, testes de papilomavírus humano (HPV), aferição de pressão ocular, exames de imagem e de sangue, testes rápidos de dengue e vacinação.

Entre outros atendimentos, a iniciativa oferece serviços estéticos, como design de sobrancelhas, maquiagem, depilação de face e buço, e corte feminino

Diversos serviços gratuitos de transporte público, como cartão social, passe estudantil, cartão de mobilidade, cartão especial, passe livre, passe livre especial, cartão criança e cartão sênior, também são oferecidos. A ação conta ainda com consultas ao Caixa Tem, ao Programa Pé-de-Meia, ao Bolsa Família, ao PIS e ao FGTS.

Variedade de serviços

Ações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher fazem parte do evento, que disponibiliza atendimentos psicossociais de orientação e sensibilização, além da distribuição de materiais informativos. A ação oferece também serviços estéticos, como design de sobrancelhas, maquiagem, depilação de face e buço, e corte feminino.

A iniciativa proporciona, ainda, orientações sobre o acesso ao mercado de trabalho, com atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional, além da disponibilização de vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos e cadastros em cursos gratuitos.

Pessoas com deficiência também são atendidas, com emissão de Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre passe livre especial e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da distribuição de material informativo.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui