A história dessa face de Nossa Senhora, Mãe de Deus, começou em Guaratinguetá, interior de São Paulo, em 1717. Três pescadores estavam no Rio Paraíba, mas não havia peixe algum nas águas. Os homens, então, começaram a rezar, pedindo um milagre para não voltarem de mãos vazias da pescaria. Depois disso, lançaram as redes no rio e, ao recolhê-las, perceberam que havia o corpo de uma imagem de santa grudada.
Retiraram o corpo e lançaram as redes novamente. Dessa vez, a cabeça da imagem veio nas redes, e as partes se encaixavam formando uma santa negra. A partir daí, as redes lançadas ao rio voltavam tão cheias que os homens precisaram parar a pes-
caria, porque o barco ficou completamente cheio de peixes. Esse foi o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida. Depois desse episódio, a devoção à Virgem foi aumentando e cada vez mais fiéis iam até a imagem pedir uma graça, até que precisaram construir uma basílica, que foi inaugurada em 1888.
Mas, como ainda não era o bastante para receber a quantidade de fiéis, em 1955 começaram a construir o Santuário Nacional de
Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, perto de Guaratinguetá.
Rainha do Brasil
Em 1930, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, apresentou a proposta de declarar Nossa Senhora Aparecida como a Padroeira do Brasil. Em julho daquele ano, o Papa Pio XI assim o fez e declarou a Virgem como a Santa Protetora do Brasil. O dia 12 de outubro foi decretado feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida data escolhida por ser próxima ao descobrimento da imagem, que aconteceu na segunda quinzena de outubro.
Consagração a Nossa Senhora Aparecida
“Ó Maria santíssima, que em vossa imagem milagrosa de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, (seu nome), embora indigno(a) de pertencer ao número de vossos servos, mas cheio(a) de desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado(a) a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos servos; acolhei-nos debaixo de vossa proteção; socorrei-nos em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, e sobretudo na hora de nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortificai-nos em nossa fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, pos-
samos louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade. Assim seja.”
Veneração a Nossa Senhora Aparecida
“Aparecida bendita, que grandes milagres realiza aos filhos necessitados de Deus. Humildemente e com o corpo cheio de pecados, dirijo-me à senhora para implorar, por meio de tua bondade infinita, que me concedas uma divina graça (faça o pedido), pois, na primeira oportunidade, irei até tua santa igreja, em Aparecida, para cumprir a promessa que faz parte do meu pedido. Amabilíssima Nossa Senhora Aparecida, rogai por mim, pois é desse coração embalado no amor celestial que estou necessitando.” (Reze uma Ave-Maria)
Terço a Nossa Senhora Aparecida
Oferecimento: “Ó Mãe querida, em vossas mãos ponho esta súplica (faça o seu pedido). Abençoai-a e apresentai-a a Jesus. Fazei valer vosso amor de Mãe e vosso poder de Rainha. Conto sempre com vosso auxílio e confio em vosso poder. Estou segura de vossa misericórdia. Ó Mãe de Deus e minha Mãe, rogai por mim.” (Reze uma Glória ao Pai e um Credo)
Nas três contas do início do terço,reze: “Salve, cruz verdadeira, santificada por Jesus Cristo que em ti morreu para nos salvar. Ó sagrado lenho florido de milagres, cujos braços sempre abertos simbolizam a infinita misericórdia do Redentor, sede minha salvação! Ó minha Santíssima Virgem, vós que fostes santa e que pelo arcanjo Gabriel fostes avisada de que seríeis Mãe, permite que, se houver alguma sentença má contra mim, seja ela transformada em bem.”
Nas contas maiores, reze: “Ó Virgem, vós sois minha consolação. Consolai minha alma e meu coração. Dai-me nesta vida a graça e na outra, a salvação. Valei-me, pois que chegou a ocasião.”
Nas contasmenores, reze: “Virgem da Conceição Aparecida, valei-me! Virgem da Conceição Aparecida, socorrei-me! Virgem da Conceição Aparecida, consolai-me!” Para finalizar, reze uma Salve-Rainha.
Poderosa Novena de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Oração para todos os dias
“Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vô-lo rogo, de receber as que nesta novena vos consagro. Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias; sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno(a) de chamar-me vosso(a) filho(a), para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe!”
Primeiro dia
“Eis-me aqui aos vossos santíssimos pés, ó Virgem Imaculada! Convosco me alegro sumamente, porque desde a eternidade fostes eleita Mãe do Verbo eterno e preservada da culpa original. Eu bendigo e dou graças à Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com este privilégio em vossa Conceição, e humildemente vos suplicamos que me alcanceis a graça de vencer os tristes efeitos que em mim produziu o pecado. Ah! Senhor, fazei que eu os vença e jamais deixe de amar a meu Deus.”
Segundo dia
“Ó Maria, lírio imaculado de pureza, eu me congratulo convosco, porque desde o primeiro instante da vossa Conceição fostes cheia de graça e, além disto, vos foi conferido o perfeito uso da razão. Dou graças e adoro a Santíssima Trindade, que vos concedeu tão sublimes dons; e me confundo totalmente na vossa presença ao ver-me tão pobre de graça. Vós, que de graça celeste fostes tão copiosamente enriquecida, reparti-a com a minha alma e fazei-me participante dos tesouros que começastes a possuir em vossa imaculada Conceição.”
Terceiro dia
“Ó Maria, mística rosa de pureza, eu me alegro convosco, que gloriosamente triunfastes da infernal serpente, na vossa imaculada Conceição, e que fostes concebida sem mácula de pecado. Dou graças e louvo à Santíssima Trindade, que tal privilégio vos concedeu, e vos suplico que me alcanceis força para superar todas as tradições do comum inimigo e para não man-
char minha alma com o pecado. Ah! Senhora, ajudai-me sempre, e fazei quem com a vossa proteção sempre triunfe de todos os inimigos de nossa eterna salvação.”
Quarto dia
“Ó espelho de pureza, Imaculada Virgem Maria, eu me encho de sumo gozo ao ver que, desde a vossa Conceição, foram em vós infundidas as mais sublimes virtudes e, ao mesmo tempo, todos os dons do Espírito Santo. Dou graças e louvo à Santíssima Trindade que com estes privilégios vos favoreceu; e suplico-vos, ó benigna Mãe, que me alcanceis a prática das virtudes e me façais também digno(a) e receber os dons e a graça do Espírito Santo.”
Quinto dia
“Ó Maria, refulgente lua de pureza, eu me congratulo convosco, porque o mistério de vossa Imaculada Conceição foi o princípio da salvação de todo o mundo. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade, que assim magnificou e glorificou vossa pessoa, e vos suplico me alcanceis a graça de saber aproveitar-me da Paixão e Morte do vosso Jesus e que não seja para mim inútil o seu
sangue derramado na cruz, mas que viva santamente e salve a minha alma.”
Sexto dia
“Ó estrela resplandecente de pureza, Imaculada Conceição causas-se um imenso gozo a todos os anjos do paraíso. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com tão belo privilégio. Ah! Senhora, fazei que eu um dia tenha parte nessa alegria e que possa em companhia dos anjos, louvar-vos e bendizer-vos eternamente.”
Sétimo dia
“Ó aurora nascente e pura, Imaculada Maria, eu me alegro e exulto convosco porque no mesmo instante da vossa Conceição, fostes confirmada em graça e tornada impecável. Dou graças e exalto a Santíssima Trindade, que somente a vós distinguiu com esse especial privilégio, Ah! Virgem Santa, alcançai-me um total e contínuo aborrecimento do pecado sobre todos os outros males, e que antes morra do que torne a cometê-lo.”
Oitavo dia
“Ó sol sem mácula, Virgem Maria, eu me congratulo convosco e me alegro de que em vossa Conceição vos fosse conferida por Deus uma graça maior e mais copiosa do que tiveram todos os anjos e todos os santos no auge de seus merecimentos. Dou graças e admiro a suma bondade da Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com tal privilégio. Ah! Senhora, fazei que eu corresponda à graça divina, e não torne a abusar dela; mudai-me o coração, e fazei que desde agora comece o meu arrependimento.”
Nono dia
“Ó viva luz de santidade e exemplo de pureza, Virgem e Mãe, Maria Santíssima, vós, apenas concebida, adorastes pro-
fundamente a Deus e lhe destes graças, porque, por meio de vós, levantada a antiga maldição, desceu uma grande bênção sobre os filhos de Adão. Ah! Senhora, fazei que esta bênção acenda no meu coração um grande amor para com Deus; inflamai-o para que constantemente ame o mesmo Senhor, e depois goze eternamente no Paraíso, onde possa dar-lhe as mais vivas gra-
ças pelos singulares privilégios a vós concedidos e possa também ver-vos coroada de tamanha vitória.”
Jaculatória (no fim de todos os dias)
“Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira! Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redendor, dai à alma desfalecida vosso poder e valor. Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte!”. Reze: um Pai Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai.