Nesta sexta-feira (25) são celebrados o Dia do Cirurgião-Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal, e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) comemora: a unidade dispõe de profissionais que são referência na odontologia da rede pública de saúde do DF. “São nove especialidades diferentes, com profissionais de conhecimento notório e com uma sinergia que permite um atendimento multidisciplinar de eficiência e com alta resolutividade”, explica a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM, Érika Maurienn.
7.650
Total de pacientes de odontologia atendidos no HRSM de janeiro a setembro deste ano
De janeiro a setembro deste ano, o Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial promoveu 32.217 procedimentos ambulatoriais, atendendo 7.650 pacientes. A equipe conta com 43 profissionais, sendo 22 dentistas, além do administrativo e dos técnicos em higiene bucal. Hoje, o serviço é de média e alta complexidade, razão pela qual as vagas são ofertadas por meio do Complexo Regulador de Saúde. Há ainda atendimento de porta aberta no pronto-socorro de odontologia, para traumas de face e infecções com risco de internação hospitalar. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
“A atuação dentro da UTI [Unidade de Terapia Intensiva] comprova o quanto o papel do dentista é importante dentro do contexto hospitalar, pois reduz tempo de internação e taxas de ocupação de leitos”, resume Érika Maurienn. “Com uma abordagem sistêmica, integral e humanizada, desmistifica a ideia primária que o dentista só
A gestora reforça que o serviço ofertado pela equipe é de excelência. “Temos um parque tecnológico de última geração, com microscópio eletrônico, laser, localizador apical, motor endodôntico e tomografia computadorizada e, ademais, condições nem sempre disponíveis, nem mesmo na rede privada, ou muitas vezes até superiores”, detalha.
Valorização
A endodontista Viviane Ribeiro conta que o que mais chama sua atenção é positivamente o respeito mútuo existente entre os profissionais: “É por isso que o serviço é prestado aqui de forma multiprofissional e multidisciplinar com tanta efetividade e resolutividade”.
“Nossos profissionais são exemplos para os estagiários e residentes”
Érika Maurienn, chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM
Por meio da atuação multidisciplinar, com dentistas de todas as especialidades e apoio de uma equipe composta por fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermagem, são promovidas discussões de casos de alta complexidade e é elaborado o plano de tratamento completo para os pacientes, principalmente pessoas com deficiência (PcDs).
Na maioria das vezes, o atendimento a pacientes PcD é prestado no centro cirúrgico do hospital. Já a ortodontia pré-cirúrgica é a porta de entrada do Centro de Deformidade de Face para posterior realização de cirurgias ortognáticas, de alta complexidade. Neste ano, já foram registrados nove procedimentos, e 12 pacientes estão em tratamento.
Hoje, são disponibilizadas quatro residências na área de odontologia do HRSM: Anomalia dentofacial (ortodontia), Radiologia, Bucomaxilofacial e Residência multiprofissional em UTI. Além disso, a equipe recebe estagiários de várias faculdades a cada seis meses. “Nossos profissionais são exemplos para os estagiários e residentes”, avalia Érika Maurienn.
Serviço ofertado
O primeiro passo para conseguir o atendimento odontológico no HRSM é ir à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de casa. Lá o dentista faz uma avaliação, e, se for constatada a necessidade de tratamento especializado, o paciente é encaminhado à fila de espera da rede, por meio do Complexo Regulador.
Confira, abaixo, as nove especialidades disponíveis para atendimento ao público no hospital.
⇒ Endodontia (tratamento de canal)
⇒ Periodontia (doenças gengivais)
⇒ Ortodontia (tratamento ortodôntico para correção cirúrgica de deformidade de face)
⇒ Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial (casos mais complexos de tumores benignos, remoção de dentes inclusos)
⇒ Estomatologia (diagnóstico de lesões da cavidade bucal e prevenção do câncer de boca)
⇒ Disfunção temporomandibular (problemas das articulações da mandíbula)
⇒ Atendimento à pessoa com deficiência que não consegue ser tratada no ambulatório
⇒ Radiologia (exames e laudos)
⇒ Odontologia hospitalar e intensiva (atendimento a pacientes em cuidados de UTI).
*Com informações do IgesDF