Dia do Motociclista: alto número de acidentes pede conscientização de todos

Foto: Freepik

Pronto-Socorro do Hospital IOP, em Palmas-TO, alerta para ocorrências envolvendo motos. Confira dicas de primeiros socorros

Criado com o intuito de conscientizar sobre o respeito e a harmonia no trânsito, o Dia do Motociclismo, celebrado em 27 de julho, chama a atenção para alguns fatos alarmantes acerca da população sobre duas rodas no estado do Tocantins. E, ainda, traz à lembrança a importância de saber como proceder em caso de acidente motociclístico. Para isso, o gerente do Hospital IOP, em Palmas, Caio Girotto, aborda dicas valiosas.

De acordo com dados deste ano do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), a frota do estado possui 395 mil motocicletas e motonetas registradas. Mas o que acende a luz de alerta é que o número de mortes de motociclistas em acidentes de trânsito no ano passado foi 99,2% superior ao número de registros de óbitos de motoristas de carros, de acordo com levantamento do próprio órgão.

Para Caio Girotto, a situação é grave. “Sabemos que, devido à estrutura da moto, o motociclista está sim muito mais exposto a incidentes do que os motoristas, mas a sociedade deve ter ciência da gravidade dessas estatísticas”, aponta. “Independentemente de ser ou não motociclista, todos devemos nos engajar e cuidar desses irmãos, filhos, pais que utilizam uma moto para se deslocar”, conclama.

O gestor fala ainda da rotina no Pronto-Socorro do IOP. “Nossa unidade de Pronto-Socorro foi inaugurada recentemente, então não temos ainda números fechados. Mas é perceptível que, por aqui, o número de atendimentos a motociclistas acidentados é muito grande, bem acima de quaisquer outras ocorrências”, destacou. “É claro que estamos aqui para isso, e o fazemos com todo o esmero. Mas não podemos deixar de registrar nosso respeito e preocupação com a vida, com a integridade física dessa vultosa parcela da população”, enfatizou.

Segundo outras estimativas, o número de veículos em circulação no Tocantins está dividido em 50% de motociclos, que incluem todos os automotores de duas rodas, incluídos os ciclomotores, motonetas e motocicletas; 30% de automóveis, 9% de caminhonetes, 6% de veículos pesados (caminhões, ônibus e microônibus) e 3% de reboques e semi-reboques. Ainda, 1% de veículos como triciclos, quadriciclos e caminhões tratores.

Girotto destaca a importância desse percentual. “Simplesmente metade dos condutores do Tocantins estão sobre duas rodas, então é fundamental o cuidado de todos, motociclistas, motoristas, pedestres”, finalizou Caio Girotto.

A seguir, confira dicas voltadas aos primeiros socorros em caso de acidentes envolvendo ciclomotores.

Para o motociclista e o carona
Fique calmo e verifique se há dor intensa, sangramento ou se você consegue se mover sem dor.
Certifique-se de que está seguro para se levantar ou permanecer onde está.
Se estiver no meio da estrada, mova-se para um local seguro, longe do tráfego.
Sinalize e peça ajuda.
Acione os serviços de emergência se houver necessidade médica.
Somente retire o capacete se tiver certeza de que não há lesões graves no pescoço ou cabeça. Caso contrário, espere por ajuda profissional.
Se estiver em condições de fazê-lo, e se a moto não estiver em uma posição perigosa, desligue a ignição para evitar riscos de incêndio ou outros perigos.

Para quem está ajudando
Antes de se aproximar, verifique se o local do acidente é seguro para você. Sinalize o local com pisca-alerta ou use sinalizadores para alertar outros motoristas.
Só mova o motociclista ou o carona se houver um perigo imediato (como risco de incêndio). Movimentos bruscos podem agravar lesões na coluna ou pescoço.
Fale com os envolvidos para mantê-los calmos. Pergunte sobre dores ou lesões e preste atenção a sinais de choque.
Acione o número de emergência (como 190, 192, 193) e forneça informações precisas sobre o local e o estado das vítimas.
Se você tiver treinamento, aplique primeiros socorros básicos enquanto aguarda a chegada dos profissionais. Isso pode incluir controle de sangramento, estabilização de membros fraturados ou manutenção das vias aéreas desobstruídas.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui