Direita e centro juntos e ‘não’ misturados para o Buriti em 2026

Celina, Izalci, Damares e Rafael, união ‘concorrente’ no tabuleiro da política do Distrito Federal

No xadrez da política, o jogo para o Buriti em 2026 está em pleno vapor, com movimentações significativas entre os principais players da direita e do centro.
Desde quando a vice-governadora Celina Leão (PP) foi anunciada a escolhida do governador Ibaneis para o GDF em 2026, os palacianos se despertaram e tentam construir uma candidatura própria e parece que não é a mesma… Alguns chegam a dizer que o pé é outro bem grande e, com isso, surge “fogo amigo” na tentativa de desconstruí-la.
O senador Izalci Lucas se apresenta como o preferido do PL de Bolsonaro para o Buriti e já está nas bases fazendo suas articulações e reuniões, apostando em um crescimento nas camadas populares. O interessante é que os conservadores deputada federal Bia Kicis e seu afilhado político, o deputado distrital Thiago Manzoni estão acompanhando de perto o cortejo… Não parece muito que terá batismo sem a madrinha ceilandense.
O Republicanos demonstra uma intenção palaciana de estar no páreo com a senadora Damares Alves, mesmo tirando fotos com a vice-governadora e participando de programações conjuntas… Lembrando que isso aconteceu para o Senado com a ex-Arruda que foi Peres e hoje é Lima.
O MDB-DF não deve ficar de fora das pretensões buritizáveis, a corrente do Presidente da Câmara Legislativa, o deputado Wellington Luiz quer estar na chapa com Celina, mas não podemos dizer o mesmo da corrente do deputado federal Rafael Prudente que possui interesse em governar o quadradinho distrital… Ainda no Centro, tem a possibilidade do PSD surgir, com a continuação de JK, para ajudar ou talvez atrapalhar novamente.
Apesar das aparências de união, as diferentes correntes políticas estão claramente delineadas, evidenciando uma coesão superficial entre os espectros da Direita e do Centro, mas com interesses e aspirações próprias que podem definir os rumos da disputa eleitoral.
É… Todos parecem estar juntos, portanto “não” misturados!

*Helio Rosa é jornalista e MBA em Administração Pública. Escreve toda quarta-feira para a coluna “O Xadrez da Política” do BSB TIMES.

A opinião dos nossos colunistas não configura a posição política deste portal de notícias!

Leia também:

website average bounce rate

2 COMENTÁRIOS

  1. Hélio, o problema da futura chapa Célia Leão é o achismo de que já ganhamos. A senadora Damares, minha colega de partido não será candidata, ela vai para onde o capitão ordenar. O que o meio político do DF, ainda não calculo e não está calculando é se o projeto Célina vai virar ou não. Todos estão apostando numa possível vitória, mas sem fazer o cálculo de uma possível derrota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui