A análise foi feita durante a sessão remota da Câmara Legislativa desta terça-feira (17)
Para o deputado Fábio Felix (Psol), o resultado das urnas na eleição para prefeitos e vereadores “foi um recado preliminar de que Bolsonaro pode ser derrotado”, constatando que aqueles cujo objetivo era “surfar na onda bolsonarista” não foram eleitos.
“Assistimos a uma fragilização da extrema direita radical que não tem conseguido conduzir as políticas públicas”, comentou ainda, destacando o desempenho positivo de mulheres negras e das candidaturas LGBT.
Por outro lado, o deputado Martins Machado (Republicanos) salientou o crescimento do seu partido nas eleições, listando, além dos percentuais, os números de candidatos eleitos por todo o país para as prefeituras e Câmaras Municipais. Seu colega de partido, o deputado Delmasso (Republicanos) também comemorou: “Somos uma das legendas que mais elegeram prefeitos e vereadores”.
Enquanto a deputado Júlia Lucy (Novo) focou na importância daquilo que classificou como “trabalho de base” visando a uma mudança do quadro político brasileiro. Também acrescentou que 70% das candidaturas do seu partido que lograram êxito, no último domingo, nas capitais são mulheres.
BSB TIMES [Marco Túlio Alencar, CLDF]