Nesta terça-feira (20), o transporte público pautou o comunicado de deputados distritais. O distrital João Cardoso (Avante) celebrou a entrega, em Sobradinho, de 25 novos ônibus com ar condicionado, na próxima segunda-feira (26). De acordo com o deputado, a ação é fruto da Lei 7429 de 2024, proposta por ele. A norma determina a instalação de ar-condicionado nos veículos do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF.
“Paulatinamente, a Secretaria de Transporte está exigindo das empresas a substituição dos veículos. Outros virão e, a partir de agora, todos que entrarem na frota terão ar-condicionado”, comemorou.
Max Maciel (Psol), por sua vez, mencionou gargalos na mobilidade do estado. “Todas as obras viárias no DF não resolvem o problema da mobilidade. Só se tira o engarrafamento de um lugar e joga mais para frente. Brasília é um funil, todo mundo vem para o Centro. A saída para isso é pensar na mobilidade coletiva”, argumentou Maciel, que preside a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da CLDF.
O parlamentar ainda divulgou a cartilha de mobilidade urbana elaborada pela CTMU em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), da Universidade de Brasília (UnB). O documento trata da Tarifa Zero como forma de garantir a mobilidade plena do cidadão. Para efetivar a medida, o deputado propõe uma série de ações, como revisão dos contratos vigentes com as empresas de ônibus, fortalecimento do metrô e criação de um Fundo de Transporte.