Posição da Lua no espaço impede a chegada da luz do Sol ao planeta Terra e resulta em um dos fenômenos mais conhecidos da astronomia
Fonte: R7
Um eclipse total do Sol que ocorre na segunda-feira (14) em uma estreita faixa terrestre que corta o sul do Chile e o sul da Argentina será parcialmente visível nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Leia também:
Micro empreendedor: é possível pedir empréstimo até R$ 50mil com maquininha de cartão
“O eclipse solar total ocorre quando a Lua fica exatamente posicionada em um ponto do espaço entre o Sol e a Terra, projetando, assim, uma sombra sobre o nosso planeta”, explica o professor Rodolfo Langhi, do Observatório de Astronomia da Unesp Bauru.
Segundo o astrônomo, os horários do eclipse varia ligeiramente de um local para outro. Em Bauru e Campinas, no interior de São Paulo, por exemplo, o fenômeno terá início às 12h40 e às 12h45, respectivamente, e término às 15h09.
O ápice do eclipse será às 14h. Nesse horário, quem estiver na região sul do país poderá observar 67% do Sol encoberto pela Lua. No sudeste, essa porcentagem será de 27%.
“O céu não chegará a ficar escuro, mas possivelmente o tempo ficará nublado e ocorrerá uma queda na temperatura nessas regiões”, afirma.